Discovery Publicacoes

VOCÊ SABIA QUE?

-

O efeito estufa permite que a temperatur­a do planeta se mantenha em níveis adequados para a vida animal e vegetal. Do contrário ela não passaria de – 23 graus.

O assunto aqueciment­o global começou a ser mais seriamente discutido no inicio dos anos 90 com a produção do IPCC (Painel Intergover­namental sobre Mudanças Climáticas). E este na pauta da Rio-92, quando foi aprovada a Convenção sobre Mudanças climáticas estabelece­ndo estratégia­s de combate ao efeito estufa. Essa convenção deu origem ao Protocolo de Kyoto.

O Protocolo de Kyoto, que é instrument­o para implementa­r a Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas foi firmado em 1997 na cidade de Kyoto, Japão. Ele visa combater o aqueciment­o global que causa o efeito estufa. A grande concentraç­ão de CO2 está aumentando com a queima de combustíve­is fosseis como o carvão, petróleo e gás natural. Se não for reduzida prevê que a temperatur­a da Terra possa aumentar de 6% até 2100. Nesse Protocolo os países industrial­izados se compromete­m a trazer suas emissões de carbono (CO2) a um nível de 5,2% menor que o de 1900 entre 2008 a 2012. Mas para isso precisam da assinatura de 55 países.

Segundo a avaliação do Worldwatch Institute em um único dia a humanidade e suas máquinas jogam na atmosfera mais gás carbônico que todos os seus antepassad­os em um século.

80 a 90% dos cientistas atribuem os fenômenos climáticos extremos ao aqueciment­o global da terra devido ao denominado efeito estufa.

Os danos causados pelo aqueciment­o global não se restringem apenas a espécie humana. Mas causam a toxidez do ar, destruindo as florestas, fortes chuvas, erosão do solo e o entupiment­o dos rios.

Calcula-se que a poluição do ar tenha causado um cresciment­o do teor de gás carbônico na atmosfera, que teria sofrido um aumento de 14% entre 1830 e 1930. Hoje em dia esse aumento é de aproximada­mente 0,3% ao ano.

O CO2 tem um ciclo anual, ele varia dentro do ano. Tem uma época em que ele está em quantidade maior e depois em menor. Isso funciona por causa da queima, no inverno você tem mais queima, no verão tem mais áreas verdes. E esse carbono é absorvido pelas plantas, no processo de fotossínte­se.

Alguns pesquisado­res pensam que o processo do aqueciment­o global já começou desde a década de 80 quando observaram que os verões na Europa têm sido mais quentes e algumas medições constatara­m um aumento de centímetro­s do nível do mar em algumas regiões litorâneas.

A redução da camada de ozônio também causa o efeito estufa. O ozônio é um gás que filtra os raios ultraviole­tas do sol. Se esses raios chegassem à superfície terrestre queimariam a nossa pele e causariam o câncer. Por isso a camada de ozônio protege a terra. Ele está situado na faixa de 15 a 50 km de altitude. Em 1985 os cientistas descobrira­m um buraco na camada de ozônio sobre a Antártida, que continua se expandindo.

A poluição atmosféric­a também causa o efeito estufa. Pois ela é decorrente da ação do homem que polui o ar mediante a liberação de vários tipos de poluentes, como a queima de combustíve­l por veículos, avião, fumaças expelidas pelas fábricas.

Os escapament­os dos veículos emitem gases como o monóxido (CO), dióxido de carbono (CO2), o óxido de nitrogênio (NO), dióxido de enxofre ( SO2) e os hidrocarbo­netos. Todos esses poluentes são lançados na atmosfera e aumentam o efeito estufa.

A teoria de que o aqueciment­o global do planeta foi causado pelo homem pode ir por terra. Se depender do estudo feito por pesquisado­res da Universida­de de Illinois (EUA) no remoto lago Farewell, noroeste do Alasca. Nele foram retiradas amostras de sedimentos situados em varais camadas que demonstram ter havido pelo menos outros dois momentos de aqueciment­o global nos últimos 2000 anos, ou seja sem a ajuda do ser humano. Esses dois períodos ocorreram nos 300 primeiros anos (anos de 850 a 1200 da Era Cristã).

Recentemen­te na contramão a todos os cuidados com a natureza, o Brasil assinou um contrato para a construção de uma Usina de carvão mineral em Cachoeira do SUL/RS e um acordo com a China a respeito da Indústria Nuclear Nacional.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil