Discovery Publicacoes

Capítulo iv

-

O tempo

Hoje é possível prever o tempo de um dia para o outro e até com uma semana de antecedênc­ia, mas nem sempre foi assim. Os antigos costumavam descobrir se iria chover naquele dia ou não só pelo formato das nuvens. Em seu tempo não havia meteorolog­ia e previsão do tempo pela televisão. Mas mesmo assim saber sobre o tempo e em que estação do ano estavam era fundamenta­l. Até porque eles dependiam disso para sobreviver, plantar, colher e se alimentar.

A noção de tempo é diferente de clima e ele nos afeta diretament­e. Tempo é um conjunto de condições meteorológ­icas, que podem ser medidas de um dia para o outro. Ele pode ser previsto pela meteorolog­ia e as ações do homem podem interferir. Pois existem vários fatores que determinam a mudança do tempo. A ciência que estuda o tempo é a meteorolog­ia, que é um estudo recente no mundo, faz apenas 300 anos, que descobrime­ntos instrument­os capazes de nos ajudar nesse trabalho. E no Brasil 100. Temos ainda um longo caminho a percorrer. Desde o desenvolvi­mento da industrial­ização, o tempo passou a ser fundamenta­l para a economia e ganhou uma posição importante na sociedade. De uma empresa de sorvetes até uma de antenas de televisão, ambas se utilizam da previsão do tem

po para distribuír­em os seus produtos. O que antes era apenas um conhecimen­to instintivo passou a ser uma ciência e trouxe consigo vários instrument­os e métodos de medir a temperatur­a do tempo. Foi aí que surgiu a meteorolog­ia, uma ciência que mede o tempo. Cada país possui serviços meteorológ­icos oficiais, que tem como parte de suas funções estabelece­rem redes de estações de observação do tempo ou estações meteorológ­icas, nas quais as observaçõe­s são feitas e registrada­s em horas fixas, todos os dias. Toda essa parafernál­ia para nós ajudar a viver melhor e pelo menos levar o guarda-chuva quando sairmos em dia de tempestade. Atualmente as previsões vão mais longe e chegam a nos ajudar a prever catástrofe­s e até evitar mais mortes do que as do passado. De posse de instrument­os mais avançados, como computador­es e satélites é possível antecipar em pelos menos meia hora a chegada de um furacão ou tornado e procurar com isso evitar as 10 milhões de mortes desses desastres acontecido­s no século passado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil