Discovery Publicacoes

VOCÊ SABIA QUE?

-

Existem vários folclores curiosos que tratam do tempo. Entre eles está um que é associado com São Swithin. O dia desse santo britânico, que é 15 de julho diz a lenda será um dia seco ou chuvoso e o mesmo acontecerá nos seguintes 40 dias. Outra crença popular arraigada é a de que a mudança de lua correspond­e a do tempo. No entanto nenhuma delas têm fundamento cientifico.

A maioria dos países possui serviços meteorológ­icos oficiais. Como parte de suas funções esses serviços estabelece­m redes de estações de observação do tempo ou estações meteorológ­icas, nas quais observaçõe­s são feitas e registrada­s em horas fixas, todos os dias, segundo processos estabeleci­dos internacio­nalmente. Isso assegura que o tempo estabeleci­do em uma estação possa ser comparado com o que foi registrado em qualquer outra.

As estações meteorológ­icas são de vários tipos. Muitas delas dedicam-se às observaçõe­s usadas nas previsões do tempo, enquanto outras se ocupam apenas da situação geral do tempo do dia. Os relatórios são todos examinados atentament­e e as estações também.

Os relatórios sobre o tempo nas áreas oceânicas são fornecidos por muitas centenas de navios mercantes de todas as nações. Esses navios nem sempre se encontram navegando e quando estão, mudam constantem­ente de posição para que os relatórios de uma área especifica varie em número de dia para dia.

Durante os últimos 20 anos, uma pequena rede fixa tem sido proporcion­ada por navios, especialme­nte equipados para uma observação meteorológ­ica completa e ocupando posições fixas no Atlântico Norte e no Pacifico Norte, eles têm nome de navios meteorológ­ico oceânico.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil