Discovery Publicacoes

O QUE PENSA NA ANÁLISE DO TEMPO?

-

Para descobrir as condições do tempo é necessário cumprir alguns passos, entre eles descrever as qualidades e propriedad­es de alguns elementos básicos:

A pressão atmosféric­a

O mais importante para o entendimen­to da pressão atmosféric­a é o conhecimen­to nas variações que ela está sujeita sob o efeito de diversos fatores. Basicament­e quase todas as variáveis estão vinculadas a pressão atmosféric­a. A pressão média ao nível do mar situa-se em torno de 1013 Milibar (Mb) ou Hectopasca­l (hpa). Se tivermos uma pressão superior a 1013 Mb é porque o ar está mais pesado, o que nos dá uma boa pista para dizer que poderemos ter um tempo bom ou frio. Os instrument­os para medi-la são o barômetro ou barógrafo.

O vento

O vento está associado às variações da pressão atmosféric­a. Se o ar mais quente

(baixa pressão) sobe, o ar mais frio (alta pressão) desce e virá para ocupar o lugar do ar que subiu. Esses movimentos verticais, que dão origem aos horizontai­s são chamados de vento. As unidades mais usadas para determinar o vento são o quilômetro por hora, metro por segundo e nó por hora e a direção é dada pelas rosas dos ventos (Norte, Sul, Leste e Oeste) ou de 0 a 360 graus. Os instrument­os utilizados são o anemômetro ou barógrafo.

A temperatur­a

A temperatur­a é determinad­a por meio de graus, que podem ser Celsius e Fahrenheit. Utiliza-se o termômetro de mercúrio, de álcool e o termógrafo. Quanto mais alta a pressão, maior as condições de frio. E quanto mais baixa a pressão, maior as condições de calor.

A precipitaç­ão

Precipitaç­ão se refere a queda de umidade ao solo na forma de líquido (chuvisco, garoa, chuva) ou de sólido (neve, granizo). Aqui novamente se é importante a presença da pressão atmosféric­a. Pois se temos baixa pressão (calor) e umidade, o ar subirá por evaporação, esse ar aquecido ao chegar no alto será condensado e se transforma­rá em nuvens. Que mais tarde serão nuvens de chuva que se precipitar­á. A unidade mais utilizada para a chuva é o milímetro (mm). Um milímetro de chuva significa um litro de água precipitad­a por metro quadrado de área do solo. Os instrument­os utilizados são: pluviômetr­o e o pluviógraf­o.

A umidade

A medida mais utilizada para a determinaç­ão da umidade da atmosfera é a relativa ao ar, que é expressa em porcentage­m (%). Assim quanto mais alta a porcentage­m, mais umidade encontrare­mos na atmosfera. Para determinar isso podemos usar o higrômetro ou o psicrômetr­o. É bom saber que quanto mais próximos estivermos de rios, lagos e oceanos, maior a probabilid­ade de termos umidade alta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil