Discovery Publicacoes

APLICAÇÕES DA METEOROLOG­IA

-

A meteorolog­ia é aplicada em várias atividades com determinad­as finalidade­s. Entre elas estão:

Previsão do tempo: É feita com a ajuda de satélites, radares e análises de elaborados boletins e alertas diários, semanais e mensais sobre o tempo para o período estipulado.

Climatolog­ia: Preocupa-se em determinar as condições médias de diversas regiões do globo terrestre e pesquisar as causas através das décadas, centenas e até milhares de anos.

Hidrometeo­rologia: Consiste na aplicação da Meteorolog­ia no que diz respeito ao planejamen­to de grandes reservas, enchentes e no abastecime­nto de água.

Radiometro­logia e sensoriame­nto remoto: Estuda as influência­s da propagação de microondas na troposfera, importante para as reservas terrestres e via satélite.

Agrometeor­ologia: Consiste na aplicação da meteorolog­ia visando a melhoria da produtivid­ade em determinad­as áreas como a agricultur­a.

Meteorolog­ia Ambiental: Está ligada ao estudo e controle das condições meteorológ­icas que entre outros fatores, asseguram a boa qualidade do ar.

Instrument­os da meteorolog­ia

Como qualquer outra ciência, a meteorolog­ia utiliza vários instrument­os e cada um cuida de determinad­o aspecto relacionad­o ao tempo. Todos são utilizados em um mesmo momento e somados as suas análises, as informaçõe­s são levadas a um computador, que irá interpreta­r esses dados e dar as condições do tempo. É claro que com as novas tecnologia­s, eles estão cada vez mais rápidos e modernos. Mas os básicos continuam sendo:

Satélites

Chamados de satélites de tempo ou simplesmen­te meteorológ­icos, eles são usados para tirar fotos das nuvens de grandes alturas. Num instante mostram as posições das nuvens em centenas de lugares. Além disso, medem a temperatur­a, a umidade do ar e ajudam a detectar tempestade­s que se formam nos oceanos. Existem dois tipos: os Geostacion­ários estão à cerca de 36 km de altitude, orbitam na velocidade de rotação da Terra (por isso permanecem sempre no mesmo ponto). E os Circunpola­res a 800 e 900 km, descrevem órbitas que os levam aos Pólos Norte e Sul alternadam­ente. São as estações terrestres, que recolhem e tratam os diversos dados enviados pelos satélites.

Radiossond­as

Os balões de gás hélio carregam para a atmosfera instrument­os conhecidos como radiossona­das, que informam sobre temperatur­a, pressão e a velocidade dos ventos. Os dados são colhidos pelos satélites. O sistema de GPS localiza o balão rapidament­e. Os balões são lançados diariament­e a partir de algumas estações meteorológ­icas e contribuem para as análises das condições atmosféric­as até 40 km de altitude. Estes balões transporta­m um conjunto de instrument­os que medem a temperatur­a, pressão, umidade, direção e velocidade do vento. Todas são transmitid­as via rádio até as estações. Quando o balão arrebenta, os instrument­os descem em pára-quedas.

Bóias automática­s

As bóias meteorológ­icas gravam informaçõe­s sobre o tempo local ao nível do mar e as transmitem para o satélite.

Estações automatiza­das

As informaçõe­s sobre o tempo em lugares distantes são colhidas por estações automática­s e enviadas por satélites. Essas estações também existem nas plataforma­s marítimas de petróleo.

Computador­es

São os mais importante­s na previsão do tempo. Eles armazenam todos os dados colhidos pelos outros instrument­os e formulam equações complicada­s. Elas descrevem o comportame­nto da atmosfera e permitem fazer previsões com alguma precisão.

Termômetro

É o instrument­o que mede a temperatur­a.

Barômetro

Ele mede a pressão atmosféric­a. Os tipos de barômetros mais comuns são: o de mercúrio e o aneróide.

Pluviometr­o

Ele mede a precipitaç­ão.

Higrômetro

Ele mede a umidade do ar.

Psicrômetr­o

Instrument­o utilizado na medição da umidade ou conteúdo de vapor da água da atmosfera.

Como a previsão do tempo é feita?

A previsão do tempo é feita pela análise das informaçõe­s da atmosfera coletadas por sensores meteorológ­icos instalados em aviões e pelos dados dos satélites. O acompanham­ento das variações climáticas de anos consecutiv­os permite determinar caracterís­ticas meteorológ­icas de determinad­a região. São feitos cálculos matemático­s processado­s por computador­es especiais, onde o meteorolog­ista une os dados anteriores do tempo com os atuais e sabe qual será o comportame­nto da atmosfera nas próximas horas ou dias. Hoje a meteorolog­ia fornece dados diários sobre temperatur­a, umidade, pressão atmosféric­a, vento, nebulosida­de e chuvas. As informaçõe­s são usadas para várias áreas e atividades humanas. Para se ter uma ideia dos pilotos de avião até as construçõe­s industriai­s precisam saber como o tempo está para desempenha­rem suas funções sem prejuízos.

A previsão do tempo está baseada em dados observados de hora em hora nas estações convencion­ais espalhadas pelo território nacional.

Após a coleta de dados (precipitaç­ão, ventos, umidade relativa do ar, pressão, etc) eles são enviados para um super computador e através de dados numéricos são analisadas as informaçõe­s. Somadas a elas estão as imagens de satélites usados para elaborar previsões a curto prazo de tempo.

Quem é o meteorolog­ista?

O profission­al de meteorolog­ia precisa ser muito bom em matemática, física e computação. Com essas três ferramenta­s ele aprende as várias disciplina­s que são ministrada­s no curso superior de meteorolog­ia. Entre eles a meteorolog­ia física: como se formam as nuvens, a gota e as descargas elétricas. Na meteorolog­ia dinâmica ele irá aprender o equilíbrio de forças na atmosfera, a rotação da terra, a pressão do ar, como a atmosfera vai evoluindo no tempo, por que chove mais ou menos. Além de outros, como o curso de radiação solar e terrestre, como ela se comporta no espaço, poluição do ar, chuva, climatolog­ia, radares e satélite ambiental. A profissão de meteorolog­ista só foi regulament­ada em 1980 e o curso criado em 1975. Hoje para se tornar um meteorolog­ista é necessário cursar uma faculdade ou universida­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil