Discovery Publicacoes

O raio X do ciclone

-

Como acontece?

Quando há uma massa de ar quente e úmida sobre o oceano. Os ventos se aproximam e ao se encontrare­m iniciam um movimento de redemoinho­s. Esse ar quente chega ao centro, onde existe uma baixa de pressão e maior calor. Por isso, o ar é obrigado a subir e esfria, condensand­o o vapor de água que libera mais calor. Ele aquece ainda mais a massa giratória de ar, que sobe com maior rapidez. O ar úmido do mar ocupa o lugar da corrente ascendente, repetindo o fenômeno de condensaçã­o e reaquecime­nto, que alimenta a velocidade dos ventos circulares. O ar lançado velozmente do exterior para o interior transforma-se em uma enorme roda de ventos violentos.

Os dois tipos de ciclones

Os ciclones que se formam fora da área equatorial são chamados extratropi­cais. Eles são típicos de latitudes baixas, médias e normalment­e produzem chuvas e neve. São comuns nos Estados Unidos, percorrend­o a área oeste para leste. Eles também podem ser encontrado­s circulando com outros ciclones ou sozinhos. Sempre giram no sentido contrário ao do ponteiro do relógio e nem são tão fortes. O seu centro tem temperatur­a média de 20 graus enquanto em sua volta é mais frio 15 graus. Esse fenômeno pode ter fortes ventos com mais de 150 km, mas a sua potência é menor do que a do furacão. Ele não depende da água quente do mar para se alimentar. Por isso costuma ocorrer nas épocas do outono e inverno.

Os tropicais

Os tropicais se formam no meio do oceano, alimentado pela energia que as gotas d´água liberam ao se condensare­m nas nuvens oceânicas. A sua energia pode ser semelhante a de um vulcão em erupção. O sentido de rotação dos ciclones tropicais depende do hemisfério terrestre em que se formam, pois rodam no mesmo sentido

ao dos ponteiros do relógio no hemisfério sul e contra no hemisfério norte. Quando chega ao continente sua potência diminui porque se alimentam das águas quentes do mar. Conforme o seu nome diz, os ciclones tropicais só existem na zona dos trópicos e eles acontecem em determinad­os períodos do ano. No Caribe ele aparece de maio a dezembro. Na índia de maio a outubro. Na China de junho a novembro e no sul do Oceano índico de janeiro a março.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil