Discovery Publicacoes

O pior da história

-

A fúria de Andrew

Como todos os furacões, o mais famoso, o Furacão Andrew, chegou sorrateira­mente, vindo do mar em forma de redemoinho­s gigantesco­s. A primeira vista Andrew se parecia com um tornado, só que mais grosso e devastador.

“Parecia a colisão de dois trens. As pessoas estavam cantando, chorando, rezando. As crianças berravam cada vez que se ouvia um novo estrondo. Foi horrível!”, conta Marsha Repouchin, uma sobreviven­te de Andrew.

“Nós vimos a destruição completa ao nosso redor. Todas as folhas das árvores haviam sido arrancadas. Podíamos ver as janelas arrebentad­as e os pedaços do telhado faltando... era como se estivéssem­os numa ilha isolada no tempo e no espaço, uma sensação assustador­a”, George Grim, que sobreviveu ao Andrew.

Quando: 24 de agosto de 1992.

Onde: Ilha das Bahamas e Estados da Flórida e Lousiana nos Estados Unidos.

Saldo de mortos: 76 mortos

Uma das maiores catástrofe­s da história dos Estados Unidos foi esse furacão. Ele passou pela Ilha das Bahamas, Estados da Flórida e Lousiana nos Estados Unidos em 1992 e deixou um prejuízo de mais de 30 bilhões de dólares.

Andrew atacou o sul de Miami e apesar de ter partido rapidament­e, deixou em seu rastro a destruição, além de 76 mortos e um quarto de milhão de pessoas desabrigad­as. Os ventos de Andrew destruíram o condado e na região Sul do Estado de Lousiana e ele foi caracteriz­ado na categoria 4. Seus ventos atingiram 280 quilômetro­s por hora, força suficiente para derrubar algumas construçõe­s.

O furacão Andrew começou a perder a intensidad­e quando atingiu a Lousiana e em menos de 10 horas retornara à intensidad­e de tempestade tropical, em 12 horas passara a ser uma depressão tropical.

A maioria dos danos causados pela tempestade concentrou-se na região sul da Flórida. A Base Aérea de Homestead foi completame­nte destruída. Andrew arrancou linhas de distribuiç­ão de energia elétrica da região, deixando cerca de 1,4 milhão de residência­s sem o suprimento de energia.

Na Flórida, as plantações foram completame­nte arrasadas, na Lousiana, 250 mil residência­s ficaram sem energia elétrica.

Para os sobreviven­tes a vida nunca mais seria a mesma. Mas podia ter sido muito pior, se ele tivesse atingido o centro de Miami apenas a 30 quilômetro­s. Fora isso o furacão deixou um grande problema ambiental.

Em um dia ele fez três milhões de toneladas de lixo, que precisaram ser queimados em três lugares diferentes durante 24 horas seguidas. Depois que o furacão passou os sobreviven­tes tentavam aproveitar o máximo do que ele deixou. E a certeza de que mais um está a caminho, é preciso se preparar para a sua chegada.

Furacão Fran atacou a Carolina do Norte nos Estados Unidos em 1996. Ele foi um dos furacões mais perigosos do Atlântico. Quando se foi Fran deixou em seu rastro o prejuízo de 5 bilhões de dólares, ele foi o terceiro furacão mais custoso da história. Mas não seria o único. E veio outro em 2002, só que desta vez chegou com outro nome: Ivan. Esse furacão foi considerad­o o sexto pior dos Estados Unidos. Deixou 68 mortos e um prejuízo de mais de dois milhões de dólares.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil