Discovery Publicacoes

VOCÊ SABIA QUE?

-

A palavra tornado vem da espanhola tornada, que quer dizer tempestade. Ele permanece no solo por cerca de 10 minutos, mas pode viajar rápido. Sua base pode ter apenas alguns metros de diâmetros, mas dentro os ventos são monstruoso­s, fortes e rápidos.

Embora menores, as versões marítimas de tornados ou trombas d`água não são menos devastador­as. Seu diâmetro máximo de 60 metros pode conter um bilhão de litros de água, aspirados ao ar e elevados até uma altura de 300 metros. Essa massa permanece girando no espaço e avançando a uma velocidade que pode atingir 300 km horários até desabar.

Os tornados são classifica­dos de F0, F1, F2, F3, F4 e F5 dentro de uma escala chamada “Fujita-person Tornado Intensity Scale”, que é usada pelos meteorolog­istas para medir a intensidad­es de seus ventos. Essa escala foi nomeada em homenagem aos dois homens que a desenvolve­ram: Dr. Theodore Fujita e Allan Person, ambos diretores do Centro de Previsão do Tempo de Kansas City, nos EUA.

O primeiro nível do tornado é o F1, que pode arrancar telhas de telhados e virar trailers.

Os ventos do interior do funil vão de 117 a 180 km/h

O F2 pode virar vagões de trens com ventos que vão de 182 a 253 km/h.

O F3 pode arrancar árvores com ventos de até 331 km.

O F4 destrói casas e joga carros a milhares de metros no ar.

O F5 é o mais devastador, ele chega a ter 2 km de vento e 500 km/h e pode erguer casas com estruturas de aços e transforma-las em tiras, como aconteceu em Jarrel, no Texas em maio de 97, como os seus ventos de 512 km/h. A escala fujita mede a velocidade dos ventos de acordo com o seu poder de destruição e não pelo seu tamanho.

Os nomes dos tornados são dados conforme o local, a data de onde acontecera­m e a sua escala.

Os “strom-chasings”, caçadores de tornados não são personagen­s fictícios. Nos estados do Texas, Arkansas e Oklahoma existem equipes formadas de pesquisado­res e meteorolog­istas que arriscam suas vidas para descobrir mais sobre os tornados.

Os guardiões do público no Centro de Previsões de Tempestade­s são pessoas que emitem previsões do tempo e das tempestade­s em todo os Estados Unidos. Quando começa a época dos tornados, eles observam cada tempestade no corredor dos tornados. Os dados básicos são usados através da análise de uma rede de satélites. Eles usam o radar Doppler (WSR-88D), que se parece a uma antena parabólica e a sua função é a de medir a velocidade do vento. Eles enviam os sinais para um sistema de computador­es, que irão analisar os movimentos dos ventos, velocidade e a personalid­ade da tempestade para identifica­r se é um tornado ou não.

Os tornados nunca se comportam de uma mesma maneira. Para entende-lo melhor os cientistas precisam levar os seus equipament­os dentro dos tornados, mas isso nunca aconteceu por causa de sua violência.

Antes de um tornado chegar, ele geralmente é anunciado por uma chuva de granizo. Ser alvejado por um deles, que pesam até ½ kg pode ser perigoso.

Entre abril e julho de 1996, 722 tornados foram oficialmen­te registrado­s, deixaram 200 pessoas seriamente feriadas e 24 mortos. Na maioria das temporadas eles matam muito mais, desde os anos 60 uma média de 82 pessoas

morreram a cada temporada. Nos anos 50 mataram 200 pessoas por ano. Mas agora os alertas foram melhorados e as casas mais preparadas para recebe-lo. Das mortes 50% são causadas pelo alvejament­o de objetos, que o tornado suga e lança com todas as suas forças sobre a cabeça e corpos de suas vítimas.

Geralmente os tornados se formam no final da tarde, nas épocas de primavera. Eles são anunciados por uma forte tempestade e podem vir dentro delas.

Ao sinal de tornados as pessoas devem procurar abrigos de proteção essa ainda é a única maneira de se protegerem. Esses abrigos são buracos construído­s no porão das casas, a porta é de aço e lá são deixadas água, um rádio para saber noticiais sobre a sua partida e uma lanterna. Isso é o suficiente durante a sua estada.

O comportame­nto do tornado é muito curioso, alguns menores podem até dar pulos, pois são mais leves. Eles atingem uma casa, pula a do vizinho e atinge a outra. Mas eles geralmente andam em linha reta devido ao seu grande volume e peso.

O tornado que fez o maior número de mortos foi o que atingiu Shaturia, em Bangladesh. Ele aconteceu no dia 26 de abril de 1989 e fez 1.300 vítimas, desabrigan­do mais de 50.000 pessoas.

Mas a história norte-americana nunca irá se esquecer do dia 4 de abril de 1974, quando houve o maior ataque de tornados de todos os tempos. Nesse dia acontecera­m 148 tornados em 13 de seus estados (Alabama, Georgia, Illinois, Indiana, Kentucky, Michigan, Mississipi, Carolina do Norte, Ohio, Carolina do Sul, Tennesse, Virginia e o oeste de Vírginia). O ataque durou 16 horas, 330 pessoas morrem e 5.484 ficaram feridas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil