Discovery Publicacoes

VOCÊ SABIA QUE?

-

No inicio da formação da terra a colisão de meteoritos colossais alterou o curso da evolução. Há 65 milhões de anos os dinossauro­s e muitas outras espécies foram extintas. Muitos acreditam que essa catástrofe foi causada por um impacto de um meteorito gigantesco. A poeira e as rochas lançadas ao ar mataram plantas e animais.

Preocupado­s com isso, os cientistas propuseram formar uma equipe de vigilância espacial para localizar e destruir qualquer meteorito que possa nos ameaçar. Porém não é comum que meteoritos gigantes entrem em colisão com a terra.

Apenas os meteoritos maiores conseguem chegar na terra.

Um impacto maior aconteceu nas proximidad­es da cidade de São Paulo, não se sabe ao certo a sua data. Mas o seu diâmetro é de 3.600.

A maioria dos meteoritos que caem na terra não são encontrado­s devido a erosão e aos intemperis­mos. Muitas vezes eles caem em áreas de florestas e ficam escondidos no meio das plantas.

Em Colônia cidade próxima a São Paulo, um bairro inteiro foi construído dentro de uma cratera de meteorito.

O termo astroblema é empregado quando o meteorito está caído. Os meteoritos podem ter vários pesos, tamanhos e materiais. Isso vai depender de que corpo eles foram fragmentad­os. Geralmente eles apresentam maior densidade no centro (metálicos) e mais leves nas bordas (silicatos).

Onde o meteorito cair ele pode fazer estragos. Pois além de alguns serem pesados existe a força da gravidade. Embora uma boa parte dele tenha sido consumida durante o seu trajeto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil