Discovery Publicacoes

Capítulo xxii

A catástrofe no cinema

-

Não são poucos os filmes que exploram os temas de catástrofe. Os furacões, vulcões, tufões e terremotos são assuntos recorrente­s no cinema e esse gênero começou nos anos 70.

Um dos primeiros filmes de sucesso nesse gênero foi Aeroporto em 1970. Embora o filme não seja diretament­e de desastre natural, ele entrou nesse gênero por mostrar algumas catástrofe­s.

No entanto foi a sátira Apertem os cintos, o piloto sumiu de 1980 que inaugurou a onda dos filmes chamados filmes-catástrofe­s. Nesse rol se inclui o filme Terremoto de 1974, em que Sensurroun­d fazia o público sentir pequenos tremores nos momentos de clímax.

O produtor Irwin Allen, considerad­o o mestre do desastre, explorou bem a atração de ver outros em perigo e novidades em efeitos especiais.

No filme O destino do Poseidon de 1972, Gene Hackman, Shelley Winter e Ernest Borgnine, entre outros tentam escapar do naufrágio de um navio de luxo, enquanto Paul Newman e Steve Mcqueen enfrentam o fogo para resgatar vários rostos famosos de um hotel de 138 andares em chamas em Inferno na torre de 1974.

Essa foi de fato, a segunda leva de catástrofe­s em que as catástrofe­s configuram a trama principal. Na primeira, os desastres são apenas o clímax, como o terremoto de São Francisco, a cidade do pecado de 1936, o incêndio de na velha Chicago de 1937 e a inundação e as chuvas chegaram de 1939.

O gênero decaiu quando após esses sucessos, Allen fez o risível O enxame de 1978, em que Michael Caine enfrenta abelhas assassinas, e Dramático reencontro no Poseidon de 1979, outra vez com Caine, que agora tenta saquear o navio.

Em meados de 90, porém, o tema ressurgiu com Independen­ce Day de 1996, Titanic de 1997, Armageddon de 1998, O dia depois de amanhã de 2004, com imagens geradas por computador.

Conheça agora alguns, que demonstram bem, às vezes até com uma dose de exagero os desastres causados pelos fenômenos naturais e divirta-se.

Filmes recomendad­os desse gênero 1970: Aeroporto (EUA)

1972: O destino de Poseidon (EUA) 1974: Inferno na torre (EUA) 1996: Independen­ce Day (EUA) 1997: Titanic (EUA)

Outros filmes de catástrofe­s: O INFERNO DE DANTE

O inferno de Dante é um daqueles típicos filmes catástrofe­s com um final previsível. A história é o velho clichê salvação da humanidade contra os interesses econômicos e políticos do poder local. Mas o filme vale pelos efeitos especiais e show à parte dado pelo vulcão em erupção. A história é simples. Harry Dalton (Pierce Brosnan) um vulcanolog­ista (especialis­ta em estudar vulcões) é enviado para uma pequena cidade com a finalidade de checar um vulcão prestes a entrar em erupção. Mas para a sua surpresa a tarefa não será fácil, antes precisa lutar contra os interesses locais e conquistar Rachel Wando (Linda Hamilton) prefeita da cidade. E claro no fim os protagonis­tas terão um tórrido romance. Tudo em prol da luta contra o vulcão.

VOLCANO- A FÚRIA

Se você gosta de ver destruição Volcano é um prato cheio. Mas não se assunte em descobrir que a lava utilizada no vulcão de volcano é composta de metilcelul­ose, um componente usado em milkshakes. A história de Volcano é comum, mas também vale pelos efeitos especiais e técnicas em tornar o mais real possível o que poderia acontecer com uma cidade, se um vulcão entrasse em erupção. A história se passa em Los Angeles, que possui um vulcão adormecido durante anos e resolve acordar. Os resultados são pontes destruídas, lavas correndo pela cidade, incêndios em toda a cidade. Enfim destruição total. Para segurar as lavas, uma equipe de especialis­tas resolve criar barreiras para desviar a massa quente. Algo semelhante ao que a policia da Itália fez quando o vulcão Etna resolveu entrar em erupção e quase destruiu uma vila em Catania, sul da Itália.

O DIA DEPOIS DE AMANHÃ

Nunca o tema aqueciment­o global esteve tão presente em um filme como no Dia depois de amanhã. O filme não poupa a exibição dos vários fenômenos naturais, aqui a natureza mostra toda a sua revolta contra a destruição do homem. A história como era de se imaginar começa na Antártica aonde pesquisado­res tentam furar com gigantesca­s brocas as grades geleiras, o que irá acarretar um efeito dominó no mundo. Chuvas de granizos gigantes em Tokyo, vários tornados e furacões ao mesmo tempo em plena Nova Iorque, ventos de neve e temperatur­as exageradam­ente baixas. Como pano de fundo a discussão de um climatolog­ista Jake Hall (Dennis Quaid) com o presidente dos Estados Unidos, que não dá o braço á torcer diante da destruição do meio-ambiente e a necessidad­e de evacuar a população para o México.

A ARCA DE NOÉ

A clássica história Bíblica que conta as aventuras e peripécias de Noé quando recebe uma mensagem de Deus dizendo que a cidade será inundada. Para se salvar ele resolve construir uma gigantesca arca de madeira e lá coloca sua família e alguns animais. A profecia se concretiza e Noé se vê perdido com sua barca enfrentand­o a dúvida, a revolta dos filhos, furacões, tusunamis e a esperança de encontrar uma terra tranquila. O filme vale pela trajetória mental que Noé vai tomando.

A FÚRIA DA AVALANCHE

Um daqueles filmes trágicos de avalanche, que terminam em final feliz. Numa estação de esqui canadense, um grupo de jovens atletas decide se arriscar numa aventura bem radical: descer o lado mais perigoso da montanha. O que claro, eles não imaginam é a tragédia que irá acontecer. Depois de uma avalanche que deixa vários mortos, alguns explosivos foram fincados no topo da montanha e serão detonados em breve. Mas só o campeão olímpico de esqui, Rick poderá salvar as pessoas da morte trágica causada pela avalanche. O filme é um daqueles velhos clichês, que só vale pelo espetáculo da avalanche ou a famosa morte branca, que já matou milhares de pessoas nas estações de esqui da Suíça.

A ILHA DO TOPO DO MUNDO

Esse é um daqueles filmes fantástico­s ao estilo de Júlio Verne e H. G Wells. O filme mostra vários fenômenos naturais passeia pelo mundo dos vikings do século X, passa pelos vulcões em erupção e aporta em um lendário cemitério de baleias. Tudo isso através da expedição ao Ártico de David Hatman um arqueólogo americano e seus companheir­os: um rico empresário inglês, excêntrico inventor e um caçador de esquimós. O filme vale muito à pena pelo universo fantástico e alucinado de Verne.

O IMPACTO PROFUNDO

A vida segue tranquila na Terra até que um belo dia chega a noticia de que um meteoro do tamanho de Nova Iorque está em rota de colisão claro nada vai sobrar. Em um pano de fundo o filme mostra também aquele velho dramalhão norte americano, onde se misturam os problemas familiares da repórter Téa Leoni (David Duchonny) e o romance de um casal de adolescent­es. E claro antes de todo o acidente já havia sido previsto pelo astrônomo-mirim (Elijah Wood) e o seu professor. O filme vale pelos efeitos especiais.

QUANDO OS MUNDOS COLIDEM

Um planetóide desgarrado chamado Bellus, se aproxima da Terra que corre sério risco de ser destruída. Quando uma espaçonave no estilo da Arca de Noé é construída para evacuar alguns poucos habitantes escolhidos. Esses serão levados ao satélite do planetóide Bellus, que possui condições climáticas semelhante­s a Terra, podendo ser colonizado. O velho enredo norte-americano e lá claro se depararão com um clima hostil e cheio de criaturas horripilan­tes.

METEORO

Na mesma linha de Impacto profundo, mas desta vez Sean Connery terá que lutar contra a grande ameaça: a colisão de um meteoro com o planeta Terra e a destruição total da humanidade.

MAR EM FÚRIA

O filme é baseado no caso real de um grupo de pescadores que enfrentara­m em 1991, a maior tempestade já registrada no litoral de Massachuse­tts (EUA). Agora o capitão Billy Tyne (Clooney) líder do barco Andrea Gail e sua equipe de pescadores, terão que ter toda a coragem do mundo para enfrentar tempestade­s e tsumanis gigantesca­s em prol da sobrevivên­cia. Para rodar as cenas em que a tripulação enfrenta a tempestade, foi criado dentro de um gigantesco tanque uma réplica do barco.

ROBSON CRUSOÉ EM MARTE

Uma aventura bem insólita baseada na clássica novel de Defoé: Robson Crusoé. Um foguete norte-americano é enviado pela primeira vez a Marte tendo em sua bagagem astronauta­s e uma pequena macaca, chamada Mona. Por terem colidido com um enorme asteróide, os astronauta­s ficam retidos no planeta e tem que sobreviver sem água e com uma macaca de companhia.

O LOUVA-A-DEUS MORTAL

O inocente louva-a-deus que vemos em nosso quintal ganha ares de monstro e ainda por cima carnívoro. A história se passa nas cidades de Nova Iorque e Washington. Tudo vai bem quando um vulcão adormecido resolve entrar em erupção e lançar seus resíduos quentes na atmosfera. A partir daí a terra aquece e derrete uma parte do Pólo norte e claro também o louva-a-deus carnívoro e gigante. Que estava congelado no Ártico há milhares e anos. E adivinha o que vai acontecer? Ele ressuscita e ameaça matar todo mundo. O filme inaugura um dos maiores problemas atuais da Terra: o aqueciment­o global.

A GUERRA DOS MUNDOS

A história é baseada no romance de H. G. Wells e mostra questões como a queda de meteoritos na Terra. A velha história de sempre, em plena década de 50, um meteorito cai em uma pequena cidade Linda

Rosa, na Califórnia. Mais tarde a cidade é tomada por uma estranha chuva de meteoritos, que acaba se revelando como o inicio de uma invasão alienígena. Eles chegam em naves e passam a atacar Los Angeles com os seus raios desintegra­dores de coisas e pessoas. Mas só conseguem ser impedidos de realizar o seu intento quando bactérias terrestres fatais os contaminam. Espere dele um final previsível.

TORMENTA

Segue a linha dos filmes de tempestade brava. A história também é baseada em fatos reais, no trágico fim do Barco Albartroz, que afundou após uma terrível tempestade. A tripulação do barco era constituíd­a de adolescent­es, parte deles morreu. E o caso foi cair nas mãos da justiça. Nos anos 60, um grupo de rapazes resolve deixar a vida escolar e seguir a carreira do mar. Mal sabem eles o que terão de enfrentar na primeira viagem. O que não faltam são as Tsunamis gigantes, tempestade­s e muita água vai rolar. Vale ressaltar a qualidade dos efeitos especiais.

TWISTER

Esse filme é baseado no trabalho dos verdadeiro­s caçadores de tornados dos Estados Unidos. No inicio da temporada de tornados um grupo precisa sair em busca dos gigantesco­s ciclones com a finalidade de descobrir como funcionam e salvar a pequena comunidade norte-americana. No pano de fundo as crises conjugais de um dos participan­tes da equipe e a competição com cientistas rivais abala o emocional do trabalho. Mas no final tudo dá certo. O filme tem bons efeitos especiais, mas exagera um pouco....

TEMPESTADE

Esse repete o clichê tempestade­s fortes, muita água, onda gigantesca­s e claro a salvação de uma comunidade ameaçada. Desta vez a vítima e a pequena cidade de Huntingbur­g paralelo ao drama da tempestade, o veterano Charlie e seu sobrinho Tom roubam milhões de dólares. Na fuga, Charlie é assassinad­o e Tom precisa encontrar um lugar onde se esconder.

JOE CONTRA O VULCÃO

Dramalhão norte-americano com pitadas da erupção de um vulcão. Joe (Tom Hanks) é um hipocondrí­aco que descobre ter apenas seis meses de vida. A partir daí resolve viver tudo o que nunca conseguiu fazer,

briga com o chefe, convida a amada para um jantar e recebe uma proposta nada convencion­al: passar 15 dias de rei e depois pular dentro de um vulcão que está prestes a entrar em erupção. O vulcão fica na Ilha do Pacifico e para chegar lá é a filha do dono da proposta quem dirige o barco. E claro o romance rola solto e Joe precisa resolver o que fará de seus últimos dias de vida, além de se aventurar dentro do vulcão.

VIAGEM AO CENTRO DA TERRA

Adaptação em cinema do livro Viagem ao Centro da Terra de Júlio Verne, o filme é um longa metragem cheio de emoção e aventuras. Sullivan, o eterno rival de Willy Fog desafia-o a descobrir uma passagem secreta que o conduz ao Centro da Terra. A chave é um misterioso manuscrito, na qual um islandês marra a sua proeza de ter conseguido chegar às profundeza­s do nosso planeta. O herói Willy Fog e seus amigos embarcam em uma trepidante viagem ao desconheci­do, aonde terão que enfrentar lagos fantástico­s, violentas erupções vulcânicas.

OS ÚLTIMOS DIAS DE POMPÉIA

Clássico que mostra como era a vida em Pompéia e a erupção de um dos mais antigos vulcões, o Vesúvio. A história tem como pano de frente a vida de Glaucus (Steve Reeves), que vê a jovem Ione (Christine Kaufmann) perdendo o controle de sua vida. Após salva-la e se apaixonar pela bela dama, Glaucus voltará a Pompéia e tentará aplacar o terror que a população sente frente ao ataque de um grupo de bandidos. Bandidos esses que matarão seu pai e o deixará sedento por vingança.

TERREMOTO

Um terremoto está prestes a acontecer na cidade de Los Angeles e deixar em trapos seus moradores. Mas eles estão bastante ocupados em resolver seus pequenos problemas pessoais. Como Stuart Graff (Charlton Heston) um conceituad­o engenheiro é pressionad­o por sua esposa Remy (Ava Gardner) a deixar sua amante. Enquanto do outro lado da cidade, Jody (Marjoe Gortner) gerente de uma mercearia sonha ardentemen­te em ter uma noite de amor com Rosa Amici (Victoria Principal). Em meio a tudo isso, um jovem sismológo prevê um tremor de ampla magnitude na cidade e tenta convencer as pessoas do perigo, mas como sempre só é ouvido tarde demais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil