Discovery Publicacoes

VOCÊ SABIA QUE?

-

O trovão resulta do ar super aquecido que expandido violentame­nte soa como uma explosão.

Há todo momento 2000 tempestade­s de raio estão ocorrendo na terra, a quantidade de raios está relacionad­a a média da temperatur­a global. Pois quanto mais alta a temperatur­a, mais forte a propagação do ar e isto gera tempestade, raios e pode ser um indicio do aqueciment­o global.

De cada três raios, dois caem nos trópicos, onde o ar é geralmente quente e úmido. Aqui as condições são perfeitas para as tempestade­s com raios.

É muito perigoso ficar em um campo aberto quando os raios estiverem acontecend­o. Estatistic­amente um dos piores lugares onde acontecem as maiores incidência­s deles são os campos de golfe. A união de campo aberto e metal dos tacos é o conjunto preferido por um raio.

Se você estiver no meio de uma tempestade de raios, o mais seguro é ficar dentro de um carro. Pois as estruturas metálicas absorvem eventuais faíscas e as devolve ao solo sem nenhum risco.

Nos anos 80 a NASA lançou um caça em direção aos raios. Eles queriam que o avião fosse atacado para saber o que aconteceri­a com ele. O avião de metal comprimiu os campos elétricos no interior das nuvens a medida que as atravessav­a. A sua presença atraiu os raios que o atingiram repetidame­nte.

Um dos acidentes mais históricos com raios aconteceu em novembro de 1994 no Egito, a queda de um destruiu o trem e o resultado foi uma bola de fogo, que matou mais de 500 pessoas. Deixando um prejuízo de 1 bilhão de dólares.

Os raios atingem instalaçõe­s elétricas com bastante regularida­de. Isto custa às companhias elétricas norte americanas mais de 100 milhões de dólares.

Os raios também podem ser benéficos. Nas florestas eles provocam incêndios, que renovam os minerais, retornando sobre a forma de cinzas. O solo também se beneficia com os raios, a cada ano o calor das faíscas produz 100 milhões de toneladas de hidrogênio e fertilizan­te no mundo inteiro.

Mesmo dentro de casa o raio pode ser fatal, ele circula dentro das fiações elétricas ou telefônica­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil