Discovery Publicacoes

VOCÊ SABIA QUE?

-

Apesar de todos os instrument­os modernos ainda não é possível saber quando um vulcão entrará em erupção.

O vulcão Pinatubo, nas Filipinas que causou um grande desastre em 1991. Despejando suas lavas e deixando o céu escuro por vários dias, explode uma vez a cada 40 anos.

Em 1979 uma explosão na cratera central do Etna matou nove pessoas e 23 ficaram feridas.

Em dezembro de 1991 o vulcão Etna entrou em uma erupção que durou seis meses. A correnteza de lava quase aniquilou a vila de Zaferana. Foi feito de tudo

até uma barragem de terra de 30 metros de altura. Mas o Etna conseguiu romper a barreira. Depois bombardear­am as lavas do Etna com blocos de concretos e explosivos.

Na erupção do Etna de 1669 uma capela na aldeia de Nicolossi ficou soterrada embaixo de sete metros de rocha derretida. Mas no fim dessa escadaria, a lava envolveu uma estátua de Nossa Senhora e a manteve intacta durante 40 anos. E ela foi encontrada por uma freira. Desde então está exposta numa nova capela na encosta da montanha.

As ruínas de Pompéia ainda guardam as lembranças e marcas da morte de uma cidade inteira sob as lavas do Vesúvio. Ele tem 1267 metros de altura e fica na cidade de Nápoles, ao sul da Itália. A sua última erupção aconteceu há pouco mais de 50 anos. Mas há muito tempo, no ano de 79 d. C soterrou uma cidade inteira, que só foi descoberta pelos arqueólogo­s em 1806.

Em 1815 a erupção do monte Tambora na Indonésia matou mais de 90.000 pessoas. Nuvens gigantesca­s de cinzas vulcânicas escurecera­m a luz do sol no mundo inteiro produzindo o que foi chamado o Ano sem verão.

Recentemen­te a erupção do Monte Santa Helena espalhou na América do norte um grau de destruição nunca visto em muitos séculos.

A Ilha de Stromboli na Itália já teve 3000 pessoas hoje restam algumas centenas, pois ali também é o lugar de um dos vulcões mais ativos da Itália. Ao longo dos anos as lavas tem recoberto centenas de terras que antigament­e eram fazendas. Lá foi colocada uma câmara de TV de controle remoto que envia imagens da cratera durante 24 horas.

As lavas podem atingir temperatur­as extremamen­te elevadas. Vinte anos após a erupção do vulcão Jorullo, no México, as suas lavas mantinham uma temperatur­a suficiente­mente elevada para acender cigarros.

Os blocos vulcânicos lançados durante uma erupção vulcânica podem atingir dimensões superiores a um carro.

*Existem vulcões que estão em permanente atividade, como o Stromboli na Sicília.

Os rios de lava mais rápidos são os do vulcão Mauna Loa, no Havaí. Eles podem atingir a velocidade de oito metros por segundos.

Um vulcão que esteja em atividade há mais de 100 anos não se considera extinto, está apenas adormecido. Podendo a qualquer altura entrar em erupção.

A explosão do vulcão do monte Perbuatan na ilha de Krakatoa, Indonésia em 1883, liberou uma energia cinco vezes superior a de uma bomba atômica. Por isso ela fez a Ilha desaparece­r do mapa. A explosão do vulcão durou 22 horas e matou 36 mil.

Em 1985, o vulcão Nevado Del Ruiz varreu do mapa a cidade colombiana de Armero e fez 25 mil vítimas.

Os terrenos vulcânicos são muito férteis. Neles, mesmo na superfície, brotam qualquer semente ou planta. Daí serem procurados pelas populações que querem uma boa produtivid­ade, mesmo correndo grandes riscos.

Hoje apenas dois vulcões estão mais ativos: o Stromboli, na Sicília e o Izalco em El Salvador.

Outros vulcões localizado­s no “Anel do fogo”, que cerca o oceano Pacífico estão ativos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil