Discovery Publicacoes

Capítulo XX

Os meteoros

-

Os corpos errantes

Dá para imaginar um embrião que não conseguiu se tornar um bebê? Isso é o que mais ou menos acontece com um meteoro (estrela cadente). Ele deveria se tornar um planeta, mas como não conseguiu se juntar com outros virou um meteoro errante com todos os requisitos para cair em algum lugar da terra.

Não se sabe ao certo quando, onde e como os meteoros podem cair na terra. Podemos abrir a porta de casa e nos deparar com um bem no quintal, pois é comum encontra-los por aqui. É impression­ante o número de meteoritos que são encontrado­s em várias partes da terra. Isso acontece porque a terra os atrai e eles perdem seus ca

minhos quando sofrem uma colisão com outros corpos. Em regiões como a Antártida é muito fácil encontra-los, pois sua aparência de pedra escura contrasta com o branco do gelo. Milhares de pesquisado­res costumam recolhe-los, pois essa é uma maneira de saber um pouco mais sobre eles.

O raio X dos meteoros Eles podem ser perigosos

Embora os meteoritos sejam pequenos, seu tamanho pode variar de um pó até uma rocha de 500 kg, a terra já escapou de se colidir com objetos bem maiores. Em 1991 um asteróide de 16 km passou entre a terra e a lua. Se tivesse nos atingido teríamos sido aniquilado­s. Antes disso, em 1908 um meteorito caiu na Sibéria e causou uma explosão, que gerou uma bola de fogo de 19 km de altura. O estrondo foi ouvido há milhares de quilômetro­s dali e casas foram derrubadas. Existem muitas provas do que um meteorito pode fazer, a cratera do Arizona, nos Estados Unidos é uma delas. Ela foi formada por uma que pesava 150.000 mil toneladas e chocou-se com a terra há cerca de 50.000 anos. A cratera mede 1.200 metros de diâmetro e 180 metros de profundida­de. Ele viajava há mais de 80.000 km/h, uma velocidade semelhante a ir de Nova Iorque a Lo Angeles em menos de três minutos. A sua explosão foi tão forte, que podemos associa-la a potência de 1000 bombas de Hiroshima.

Como eles vêm para cá?

Desde a criação do sistema solar, fragmentos de astros movimentam-se pelo espaço. Aonde existem os nove planetas antes de Júpiter está o que chamamos de cinturão de asteróides. Nesse local milhões de corpos com tamanhos e materiais diferentes circulam e com eles os meteoros. O destino dos meteoros era se juntar a outros corpos e se transforma­r em um planeta, mas isso não aconteceu. Por tanto ficam circulando e muitas vezes trombam com outros corpos e quebram-se em milhares de pedaços. Nesses momentos alguns se

afastam de seu curso e caem na terra atraídos pela sua gravidade. Quando caem entram na atmosfera, o atrito com ela o fragmenta em pedaços menores, mas a maioria deles entra em combustão antes de alcançar o solo. Na verdade milhões de meteoros entram em combustão diariament­e na atmosfera, mas nem sempre ela nos protege, pois ele é grande e pesado. Só quando o meteoro cai que o seu nome muda para meteorito.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil