Discovery Publicacoes

Capítulo VIII

Os tufões

-

Mal deu tempo para algumas pessoas deixarem suas casas e fugirem do tufão Rananim que pegou a província chinesa de Zhejiang despreveni­da. Ele chegou à noite trazendo os seus ventos de 160 km/h e abateu também todo os arredores das cidades costeiras de Wenling. Era então uma quinta-feira, 12 de setembro de 2004. Muitas pessoas dormiram boa parte delas estão entre os 115 mortos e 1.800 feridos. Além de 42.400 casas destruídas, 88 mil danificada­s e 260 mil hectares de terras inundadas. E se não bastasse tudo isso, a cidade teve suas árvores arrancadas e sinais de trânsito danificado­s. Esse foi o tufão mais violento do país desde 1997 (trecho retirado do jornal chinês China Daily).

O pior tufão da história

O tufão que derrotou os mongóis

Quando: Novembro de 1274.

Onde: Baía de Hakata, na Ilha de Kyushu, Japão.

Saldo de mortos: Mais de 15 mil homens.

Graças a um tufão que ocorreu em novembro de 1274 que os soldados de Kublai Khan, um dos mongóis mais famosos do mundo, não derrotou os homens do imperador japonês Hojo Tokimune, aliados dos Sung.

Assim que a frota mongol zarpou da Coréia e aportou na Baía de Hakata derrotando um exército de guerreiros samurais suas embarcaçõe­s foram dispersada­s por uma súbita e forte tempestade. Nela cerca de 200 navios e 15 mil homens foram perdidos em uma só noite.

Após completar a destruição dos Sung em 1279, Kiblai Khan voltou ao Japão em 1281 com cerca de 150 mil soldados. Ele derrotou os defensores samurais e rumou para Takashima, no Sul. Um ex imperador japonês foi a um santuário xintoísta rezar por vitória. N a noite seguinte um tufão afundou quatro mil navios mongóis e afogou um número estimado em 100 mil homens.

Mas esse não seria o único tufão a ficar na história, um dos tufões mais violentos aconteceu no dia 2 de novembro em 1995 e tinha nome de mulher.

O tufão Ângela fez 1071 mortos e devastou as Filipinas. No entanto mal sabiam os moradores que não demoraria muito para chegar outro. Desta vez veio Linda, o tufão que atacou o Vietnã e deixou 580 mortos em 1997.

Anos depois, era noite quando o tufão Utor chegou a Taiwan em 2001. Muitas pessoas ainda dormiam quando ouviram o sopro violento de Utor levando tudo o que estava em seu caminho. Várias pessoas se salvaram porque já estavam preparadas para a sua chegada. As que não tiveram tempo estão entre os quatro feridos. No entanto os prejuízos não foram apenas esses, várias estradas ficaram interditad­as, vôos interrompi­dos. O furacão foi considerad­o o mais forte dos últimos 20 anos na região.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil