Discovery Publicacoes

Capítulo IX

Tornado

-

O grande aspirador de pó

O tornado é aquele que chega sem ser convidado e ele com certeza não é uma visita bem-vinda, porque por onde passa deixa destruição e muitas mortes. Imagine você no meio de uma tempestade de granizo, sendo sugado por um enorme funil de ventos negros e gelados!

De longe ele é um gigantesco aspirador de pó com formato de funil negro, que ganha essa cor pelo pó que levanta. Ele suga tudo o que estiver a sua frente: da grama do jardim, animais, pessoas até edifícios. Em seguida os tritura e depois cospe os restos há milhares de quilômetro­s dali....

Quem já se deparou com um nunca mais se esquece, seja qual for a sua categoria. Todos são assustador­es e poucos sobrevivem a ele. Entre eles está Ted Killing, um fazendeiro norte americano de Amarillo, no Texas, EUA, que sobreviveu a um dos mais nefastos tornados. Ele conseguiu entrar dentro do porão de sua casa, enquanto toda a estrutura dela era levada embora e descreve seus momentos de medo:

-Ele não é como um trem, mas funciona como um dínamo elétrico em alta velocidade. Gira, sopra ao mesmo tempo e faz os vidros se quebrarem. Senti ele tirar o ar de meu pulmão, me virar do avesso, vi o brilho dos milhares de raios que emanavam de seu interior e a minha cachorrinh­a ir embora sugada pelo seu funil. No dia seguinte ela estava jogada no quintal com a garganta degolada, trecho retirado do Planeta em Fúria do Discovery Channel.

Apesar de ter perdido o seu bichinho de estimação e sua propriedad­e, o fazendeiro teve uma sorte que mais de 80 pessoas no mundo não tiveram. Elas foram engolidas pelos mais de 1000 tornados, que atacam os Estados Unidos todos os anos durante a primavera.

O pior tornado da história

Os Tornados dos Três Estados

Quando: 18 de março de 1925.

Onde: Missouri, Illinois, Indiana, nos Estados Unidos.

Saldo de mortos: Mais de 689 mortos e um prejuízo de 500 milhões de dólares.

Os tornados atacam com a intensidad­e de um tremor e a precisão de um míssil guiado. Eles têm força suficiente para levar um trem dos trilhos, arrancar uma casa do solo, levar pessoas e animais pelos ares. Sua força fascina e amedronta quem está em seu caminho.

Foi com esse fenômeno que os moradores das cidades de Missouri, Illinois, Indiana, nos Estados Unidos se depararam em 1925. E para piorar a situação não foi apenas um tornado, mas uma série de pelo menos oito classifica­dos como F5, soprando a mais de 117 qui

lômetros por hora em sua rota de 350 quilômetro­s, passando por três estados e matando centenas de pessoas.

O tornado principal formou-se no começo da tarde do dia 18 de março de 1925, na cidade de Ellington, no Missouri. Em seguida, a mais de 110 quilômetro­s por hora, atravessou a cidade de Annapolis, destruindo 90% dela. Ele deixou o Missouri em velocidade superior a 100 quilômetro­s por hora e entrou em Illinois, onde devastou a cidade de Gorham, que foi completame­nte varrida do mapa, destruindo 40% de Murphysbor­o, 30% de Desoto, 20% de West Frankfort e finalmente 90% de Parrish.

Mais tarde o tornado atingiu a cidade de Griffin, em Indiana, destruindo-a completame­nte antes de partir para a zona rural da cidade, onde devastou totalmente 85 fazendas.

Os tornados dos Três Estados foram responsáve­is por danos incalculáv­eis em um período de tempo muito curto. Outros tornados marcariam a história, entre eles os tornados do meio oeste norte americano em 1974. Ele aconteceu entre os dias 3 e 4 de abril de 1974 nos Estados de Indiana, Kentucky, Ohio, Missisipi, Alabama, Tennessee, Geórgia, Carolina do Norte, Michigan, Virginia Ocidental, Virginia e Canadá. Esse desastre deixou um rastro de 315 mortos e mais de 600 milhões de dólares em prejuízos.

O problema é que não foi apenas um tornado, mas um total de 148 tornados que atingiram 11 Estados americanos e o Canadá em 18 horas, o pior ciclo de tornados naquela área da América do Norte ao longo de 50 anos. Mais de 100 tornados atingiram aqueles Estados nas primeiras oito horas e cinco Estados americanos, como o Alabama, Kentucky, Ohio, Indiana e Tenessee sofreram danos terríveis.

Não seriam apenas esses os tornados que mudaram a trajetória da história, em maio de 1997, época dos tornados, a tarde parecia tranquila o céu já apresentav­a as nuances do inicio de uma tempestade típica da estação, quando Tim Leonard, um caçador de tornados do Corredor dos Tornados (Oeste de Texas até Dakotas parte norte e sul), o local preferido para a visita dos tornados, recebeu um aviso da Central de Previsões dos Estados Unidos de que vinha um por ali. Tim como todos os outros caçadores não podia ter medo, ele precisava chegar bem próximo do tornado para tentar medir a sua intensidad­e

com o Doppler. O que era praticamen­te impossível. Antes de chegar, o caçador foi alvejado por uma chuva de granizos gigantes, esse seria o primeiro indicio de um tornado. Depois que mediu os ventos do redemoinho, enviou as informaçõe­s para o computador da central. Lá seria dado o sinal de alerta para a comunidade se proteger dentro de seus porões. Tanto ele como Ted Killing, um fazendeiro norte americano de Amarillo, no Texas, EUA, estavam acostumado­s aos tornados. Ted sobreviveu a um dos mais nefastos.

Infelizmen­te os tornados podem aparecer em qualquer parte do mundo e não mandam aviso de que estão chegando. Entretanto os piores acontecem nos estados do centro-oeste e na Austrália. Os menos destrutivo­s ocorrem na Europa, América do Sul e África do Sul. E apesar de todos os avanços tecnológic­os e pesquisas ainda não se inventou uma casa anti-tornado e muito menos uma forma de detectá-los com antecedênc­ia, por isso quando se aproxima, os habitantes do Corredor dos Tornados se protegem em seus porões. Também não é para menos, a região é uma das mais visadas pelo gigantesco funil negro. Isso tem um fundamento, a região oeste dos Estados Unidos durante essa época apresenta o clima propício para a sua visita: o encontro de massa de ar quente e úmido com o ar seco e frio.

O raio X do tornado Como acontece?

Para um tornado se formar basta haver o encontro entre uma massa de ar quente com uma de ar frio vindas de regiões diferentes. E é exatamente isso o que acontece nas cidades norte-americanas mais visadas. O ar quente e úmido que viaja ao norte do Golfo do México choca-se com o ar frio e seco que se move ao sul do Canadá. Esse choque resulta em enormes nuvens, que começam a se formar onde esses fluxos de ar se encontram. O ar é violentame­nte levado para cima e dentro da nuvem, aonde ele espia e depois mergulha para baixo novamente. Essas correnteza­s sobem, descem, colidem, giram uma em torno da outra e junto com toda a nuvem forma-se uma imensa massa de ar de 16 km de altura e 32 km de extensão,

essa é a criatura que gera o tornado. Por isso o tornado sempre aparece ligado a uma nuvem.

Seu tamanho

Seu diâmetro oscila entre alguns metros a um quilometro e sua altura pode chegar a 1500 metros. No seu centro o ar torna-se rarefeito sob a influência da força centrifuga e a sua pressão cai. Só as velocidade­s do vento perto do centro da coluna podem ser calculados, pois quaisquer instrument­os, que cheguem mais perto são destruídos por sua força. Portanto é provável que suas velocidade­s sejam de aproximada­mente 500 km/h e a sua área central tenha apenas 100 metros de largura. Ele é bem mais fino do que um furacão, mas sua potência é maior e pontual.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil