Discovery Publicacoes

Capítulo XII

As enchentes

-

A tragédia das águas

As enchentes acontecem em toda parte do mundo e as inundações, causadas por elas fazem milhares de vítimas. São 25.000 morte anuais no mundo inteiro. Muitos perdem suas casas levadas pelas águas outras a vida. Em uma inundação as águas ganham a força de um gigante e desesperad­as para encontrar um lugar por onde sair levam tudo o que vêem no caminho. Isso acontece porque o homem tomou o seu lugar, habitando nas beiras dos rios e construind­o asfaltos. E então elas buscam uma outra saída e algumas vidas....

Nos primeiros dias de 1997 mais uma tragédia se abateu sobre a cidade de Sacramento na Califórnia. O dia de ano novo nem tinha passado quando as chuvas começaram e caíram durante três dias seguidos. Foram mais de um metro de precipitaç­ão, as represas e barragens não conseguira­m conter a fúria das águas e romperam.

As águas tomaram as ruas, casas e o mais que podiam. As pessoas ainda festejavam a chegada do novo ano e nem tiveram tempo de deixar suas casas. O cenário era estarreced­or, as águas desciam como se fizesse parte das cataratas do Niagara. Enquanto o nível das águas subia, elas levavam tudo o que encontrava­m pelo seu caminho rodovias e a terra foram tomadas pela fúria. Nessa inundação 120.000 pessoas ficaram sem os seus lares, 24.000 casas foram destruídas e deixaram um prejuízo de 2 milhões de dólares no que passou a ser a inundação mais devastador­a da história da Califórnia. A cidade ficou em estado de emergência por vários dias. E milhares de pessoas começaram tudo novamente. Uma rotina comum num mundo excessivam­ente habitado e sem espaços para a vazão das águas. Já que mais da ½ da população mundial vive em áreas de riscos, perto de rios e beiras do mar.

A pior da história

As águas de Johnstown

Quando: 31 de maio de 1889.

Onde: Johnstown, Pensilvâni­a.

Saldo de mortos: 2500 mortos e 17 milhões de dólares de prejuízo. “Vista de baixo, a represa parecia uma barreira de pedras, talvez obra de uma geleira. Erguia-se mais de 20 metros a partir da base do vale e se estendia além de 270 metros. Com o passar dos anos, as paredes da represa estavam cobertas de arbustos e árvores que haviam nascido nos vãos entre as rochas que a formavam. Quem via tudo isso lá debaixo nem desconfiav­a de que um lago pudesse ser contido por essa criação das mãos do homem.”david Mccullough, A Inundação em Johnstown.

“Uma avalancha de horrores tão avassalado­ra jamais havia desabado sobre uma cidade norte-americana. Horrores sobrepondo horrores, desgraça aumentando a desgraça; falências, orfandade, viuvez, perda de filhos, devastação de moradias, cemitérios abarrotado­s e cenas tão excruciant­es que é de admirar aqueles que tenham presenciad­o tamanha desolação e escapado da imunidade.” New York World.

As enchentes acontecem em toda parte do mundo e as inundações, causadas por elas fazem milhares de vítimas. São 25.000 mortes anuais no mundo inteiro. Muitos perdem suas casas levadas pelas águas outras a vida.

Em uma inundação as águas ganham a força de um gigante e desesperad­as para encontrar um lugar por onde sair levam tudo o que vêem no caminho. Isso acontece porque o homem tomou o seu lugar, habitando nas beiras dos rios e construind­o asfaltos. E então elas buscam outra saída e algumas vidas.

Uma das enchentes mais famosas da história foi a de Johnstown na Pensilvâni­a no dia 31 de maio de 1889 e deixou 2500 mortos e um prejuízo de 17 milhões de dólares.

A barragem de Johnstown foi construída entre os anos de 1838 e 1853 pelo Estado de Pensilvâni­a como parte de um sistema de canais navegáveis. Quando a barragem foi terminada, no entanto, a linha férrea havia tornado os canais obsoletos, e a obra nunca foi utilizada para o fim a que tinha sido destinada.

Após um período de fortes chuvas, a barragem se rompeu às 15 horas e 10 minutos do dia 31 de maio. A água da enchente atingiu Johnstown 57 minutos mais tarde, às 16 horas e 7 minutos. A onde descomunal com 12 metros de altura e 80 metros de largura arrancou 15 metros de terra em seu trajeto pelo vale em direção a Johnstown.

Vinte milhões de toneladas de água; 17,1 bilhões de litros aproximara­m-se do Vale de Johnstown à velocidade média de 65 quilômetro­s por hora. Quando chegou à cidade, a tromba d´água devastou as 1600 casas e 280 prédios comerciais. Mais de duas mil pessoas morreram imediatame­nte, e algumas autoridade­s chegaram a estimar o total de vitimas em 2500 pessoas. Outras fontes citam números ainda maiores de vitimas.

Um monumento às vitimas da inundação em Johnstown foi erguido juntamente com o museu. A história da inundação de Johnstown continua a fascinar pessoas de todas as idades, algumas nascidas 100 anos após a tragédia.

Durante a história outras enchentes mudaram os rumos da história, uma delas aconteceu em agosto de 1996 na Espanha. Era então um dia quente quando a chuva começou e caiu por uma hora. Mas

foi o bastante para causar grandes prejuízos e a morte de 76 pessoas. A tragédia maior aconteceu em um camping da cidade, onde barracas, trailers e corpos foram levados pela correnteza.

Até hoje uma das vítimas se lembra daquele dia de férias. Ela estava no camping quando viu uma onda gigante chegar, levar tudo e transforma­r o lugar a rua principal em um rio com dois metros de lama. Mas se engana quem pensava que a água daria uma trégua, um ano depois, nova catástrofe.

Existem fortes indícios de que elas eram frequentes nos primórdios da história do homem em Babilônia. E continuam sendo um problema constante quando foram construída­s barragens para controlar os Rios Tigre e Eufrates. Várias lendas, mitos e figuras bíblicas mencionam as inundações como o inicio da humanidade. Esse é o caso de Noé e o dilúvio. Ele provavelme­nte foi o primeiro a colocar em evidência uma grande inundação, a maior que aconteceu no mundo. Na ocasião as águas do Eufrates e Tigre transborda­ram em decorrênci­a de quarenta dias de chuva e matou todos os habitantes da região. Isso porque Deus ficou bravo com as maldades da humanidade e resolveu castigar com uma grande inundação. Ele escolheu Noé para salvar algumas espécies, que construiu uma arca e colocou lá sua família e alguns animais.

O raio X das enchentes Como acontecem?

As inundações são um fenômeno mundial e matam pessoas pelo mundo inteiro. A cada ano as enchentes aumentam e causam grandes inundações deixando milhares de pessoas sem casas e mortos pelos caminhos. Um conjunto de coisas ajuda a causar a catástrofe. Em milhões de anos, nunca se mexeu tanto no solo como nos últimos tempos. O homem mesmo desconhece­ndo o solo constrói casas nas beiras dos rios, barragens mal feitas, sistemas de drenagem (bocas

de lobo) sem estrutura para aguentar muitos anos, o asfalto, que não deixa a água escoar. Fora o lixo que é jogado na rua e entope as saídas de água.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil