Discovery Publicacoes

Capítulo XV

A tempestade de areia

-

Os grãos de areia em fúria

Aquele dia ficou conhecido como um domingo negro. Era o dia 14 de abril de 1935, uma manhã comum, mas que prenunciav­a a chegada de algo diferente. Os dias no Colorado são todos iguais, as pessoas acordam cedo para trabalhar em suas roças e dias depois colher seus frutos. No entanto aquele dia seria diferente e marcaria para sempre as suas histórias de vida. A calmaria do interior foi interrompi­da por uma chuva de poeira, que atacou a região das grandes planícies dos Estados Unidos varrendo uma enorme extensão de terra. Ela começou no Colorado, atravessou Kansas e chegou em Oklahoma. Uma imensa tempestade de areia com ventos de mais de 90 km/h tomou a paisagem e cegou os moradores. A fúria dos fortes ventos fazia os

grãos rodopiarem no ar, como se fossem partículas de átomos. Não se conseguia ver nada, nem o que estava na frente. Tudo foi destruído de plantações a alimentos e a região mergulhou na completa escuridão literal e no pior período de sua vida.

A chuva é o que mantêm o planeta vivo. Quando ela pára os problemas começam. Em terras áridas o solo se transforma em poeira, quando o vento sopra tem inicio uma reação em cadeia e isso acaba criando um terrível redemoinho que se abate sobre a terra. Uma grande tempestade de areia pode chegar a 450 km de diâmetro e conduzir 100 milhões de toneladas de terra pelo ar. E o pior, ela pode acontecer em qualquer continente, mas costuma afetar os locais mais quentes. Lugares como a África, Austrália e as Américas ao longo da história têm sido os preferidos pelas tempestade­s de areia e lá ela tem deixado suas inclemente­s marcas.

A pior da história

A maior chuva de areia da história

Quando: 1932-1937.

Onde: Grandes Planícies dos Estados Unidos: Estados do Kansas, Arkansas, Texas, Novo México, Colorado, Nebraska, Dakota do Norte e Dakota do Sul.

Saldo da catástrofe: Um bilhão de dólares em prejuízos.

Embora as tempestade­s de areias sejam comuns nas regiões iraquianas pela falta de chuva e o clima seco, foi nas Grandes Planícies dos Estados Unidos: Estados do Kansas, Arkansas, Texas, Novo México, Colorado, Nebraska, Dakota do Norte e Dakota do Sul, que em 1935 aconteceu a maior catástrofe da história.

A maior tempestade de areia da história ocorreu no dia 14 de abril de 1935, uma manhã comum, mas que prenunciav­a a chegada de algo diferente. Elas são mais conhecidas no Saara Oriental e as do Sudão onde são conhecidas como “Haboobs”. Ali elas podem soterrar pessoas.

Essa tempestade de areia estendeu-se por um período de cinco anos na história norte americana, como consequênc­ia de fatores como o mau gerenciame­nto do solo, estiagem prolongada e a Grande Depressão americana. Todos esses componente­s juntos criaram uma área de 40 mil quilômetro­s quadrados de terras estéreis em nove Estados americanos.

Calcula-se que mais de 300 mil fazendeiro­s e familiares perderam tudo o que possuíam durante os anos das tempestade­s de areias.

O grande período de estiagem só foi encerrado quando as chuvas retornaram em 1938, mas já era tarde demais, muitos já haviam desistido.

Nos dias de hoje, os períodos de seca continuam a preocupar os produtores do Meio Oeste americano.

Tempestade­s de areias: Elas ocorrem em áreas de desertos secos e quentes. Nesses locais a alta pressão permanente e os céus abertos permitem pouca chuva. Nessas horas altos ventos levantam a areia, que se move em grandes velocidade­s através do sol modificand­o a paisagem e atrapalhan­do a visibilida­de. Isso acontece quando as correntes ascendente­s, que antecedem a penetração de frentes frias, elevam grande quantidade de areias até a altura de centenas de metros. Sua aparência é a de uma vasta parede de areia avançando ao longo da linha de frente. As tempestade­s de areias mais conhecidas são as do Saara Oriental e as do Sudão onde são conhecidas como “Haboobs”. Ali elas podem soterrar pessoas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil