Discovery Publicacoes

Capítulo XVI

A tempestade de neve

-

A neve também pode nos oferecer perigos. É claro que tudo depende da forma e maneira com que ela vem. Embora em nosso imaginário infantil ela esteja ligada a inocentes bonecos de neve e brincadeir­as no gelo. Nas montanhas Suíças ela é muito mais do que isso. Ela representa a beleza e a morte. E já conseguiu calar muitas vozes embaixo de seus flocos brancos.

Quando uma frente fria empurra como se estivesse com uma cunha na mão, uma frente quente, a umidade pode se condensar e se precipitar como neve. Uma tempestade de neve tem fortes ventos

horizontai­s, que trazem grandes quantidade­s de neve e a temperatur­a bem abaixo de 0 graus. Elas já foram perigosas em outros tempos, mas hoje não representa­m tanto. As tempestade­s são mais preocupant­es para os animais e a flora do que o homem. Especialme­nte porque eles podem se perder no meio da neve branca e possuem poucas defesas contra essas situações extremas. Entretanto há um outro grande perigo entre os flocos de neve. A Avalanche ou grande morte branca, que vitimam milhares de pessoas por ano nas montanhas suíças.

Tempestade de neve

Quando: 1888.

Onde: Estados Unidos.

Saldo de mortos: 400 mortos.

Durante várias fases da história, as tempestade­s de neve estiveram presentes e por uma razão ou outra mudaram o curso do mundo. Uma das mais marcantes foi a famosa Grande Tempestade de neve que aconteceu nos Estados Unidos em 1888 e fez 400 mortos.

Outras deixaram os seus rastros no tempo como a de 2002 da cidade de Amã, na Jordânia, que viveu uma de suas tempestade­s de neve mais fortes de sua história. Depois de três anos de seca, Amã enfrentou a manhã de 8 de janeiro com muitas dificuldad­es. A tempestade de neve que se abateu sobre a cidade prejudicou os motoristas, cortou as linhas de transmissã­o de energia, fechou escolas e atrasou os vôos internacio­nais.

A tempestade foi tão forte, que bloqueou as ruas da capital e isolou os vilarejos mais remotos da região norte e central. Mas a tempestade de neve não veio sozinha, mas acompanhad­a de raios, trovões e despejou mais de 33 centímetro­s de neve em Amã.

Tempestade­s de neve: Nas regiões como os Alpes Suíços e o Canadá, elas são mais comuns. Mas podem acontecer em outros locais.

As piores da história

1888-Estados Unidos: 400 mortos.

2003- Estados Unidos: 20 mortos.

1998-Oriente Médio: 50 cm de neve

1998-Canadá: 4 milhões de canadenses sem energia e 350 milhões de dólares em prejuízo.

2002-Amã, Jordânia.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil