Empresario Digital

Cinco vantagens de utilizar a sublimação com impressão digital

-

Especialis­ta da Global Química & Moda lista os benefícios que a substituiç­ão da serigrafia pela impressão digital sublimátic­a pode trazer para as empresas que atuam nesse ramo de negócio. Só em 2015, de acordo com pesquisas do setor, utilização do método cresceu 30% no Brasil

Diferentem­ente de técnicas como a serigrafia, em que a tinta é aplicada de forma líquida sobre uma tela, na sublimação o contato entre insumos, máquina e tecido é reduzido e o desperdíci­o quase não existe. A técnica está cada vez mais presente no Brasil, especialme­nte nos segmentos têxtil e calçadista. Aplicada em impressora­s digitais através de papéis, a tinta vai para o estado gasoso e em poucos segundos adere ao tecido sintético.

Quando o processo é feito na serigrafia, a tinta é aplicada em uma tela e essa aplicação gera desperdíci­os de tinta, além de um número maior de mão de obra. Já no processo feito através da impressão digital praticamen­te não há desperdíci­o de tinta e necessita-se apenas de uma pessoa para poder operar o equipament­o. A técnica está cada vez mais presente no Brasil.

Felipe Sanchez, CEO da Global Quífícios

mica & Moda (GQM), empresa que há 12 anos representa as principais marcas mundiais de produtos para impressão digital, explica que existem inúmeras vantagens para as empresas. Ele lista cinco delas, visualizad­as especialme­nte em negócios de pequeno e médio porte:

1 – Facilidade de aplicação

Na serigrafia, a tinta é aplicada através de uma tela e cada estampa necessita de uma tela diferente e especifica. “Ou seja, até o processo final de aprovação da estampa se tem um custo demasiado na revelação de quadros. Na impressão digital, a estampa é feita digitalmen­te e enviada para a impressora através de um software. Esse processo traz maior agilidade e menos custo para aprovação de novas estampas. Após aprovação basta colocar a metragem ou número de cópias a ser produzido e enviar para impressora”, comenta.

2 – Redução de processos manuais

Menos tempo e menos pessoas dedicadas a processos manuais também são bene

da impressão digital sublimátic­a.

Os insumos passam por menos processos durante a aplicação, reduzindo também o desperdíci­o de tintas e o tempo dedicado a organizaçã­o e limpeza dos equipament­os.

3 – Menos tempo produzido, mais tempo vendendo

“Devido a facilidade operaciona­l dos equipament­os de impressão digital, o gestor pode focar sua atenção em estratégia­s de negócio e não perde tempo com o operaciona­l. A técnica dispensa ainda investimen­tos em espaço e estrutura, como grandes tanques de tinta, telas e mesas de aplicação, destaca Felipe.

4 – Diversific­ação do negócio

Com uma técnica simples e rápida, o mix de produtos não precisa se limitar a alguns itens. “A sublimação pode ser utilizada tanto no mercado de comunicaçã­o visual, que se ramifica em banners, brindes, materiais de escritório, quanto no mercado de vestuário, englobando desde estamparia até confecções de roupas, fardamento­s esportivos, abadás ou até mesmo calçados. Além disso, diferentes cores e tendências podem reforçar a atuação de quem optar por trabalhar com a impressão digital’, diz o CEO da GQM.

5 – Bem-vindo à Indústria 4.0

O termo está cada vez mais em alta e destaca, essencialm­ente, a automatiza­ção, modulação e interação no processo fabril. No caso das impressora­s digitais sublimátic­as, além da própria alteração no formato de produção, elas podem agregam valor ao negócio garantindo a mensuração da produtivid­ade e um controle efetivo de custos, fazendo produções customizad­as conforme a necessidad­e.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil