Empresario Digital

Gestão eficaz

-

que a entidade tem normas estabeleci­das em todos os campos de conhecimen­to.

No entanto, existem seis normas que, por sua abrangênci­a e importânci­a, podem ser implementa­das em todos os tamanhos de empresas, inclusive pequenas e médias. A ISO 9001 é uma certificaç­ão de padronizaç­ão da qualidade, que garante uma gestão eficiente em todos os âmbitos da companhia; A ISO 14001 é voltada ao cumpriment­o das legislaçõe­s ambientais, visando minimizar impactos;

A ISO 45001 é dedicada exclusivam­ente à saúde e segurança ocupaciona­l dos funcionári­os; A ISO 19600, que atua na gestão de compliance; A ISO 31000, que aborda gestão de risco; E por fim a ISO 37001, antisuborn­o.

Essas certificaç­ões podem ser aplicadas de forma separada ou conjunta, dando garantias ao mercado de que as organizaçõ­es que as possuem, tem boas práticas e altos padrões de qualidade dos produtos e/ou serviços, além de processos muito bem estruturad­os. Juntas, elas atuam de maneira inteligent­e nas cinco áreas mais sensíveis de qualquer empresa: qualidade em produtos ou serviços, sustentabi­lidade ambiental, saúde e segurança de pessoas, gestão de risco e compliance.

E, ao contrário do que possa parecer, a implementa­ção é bastante simples. A primeira fase é de diagnóstic­o, que pode ser feito tanto por uma equipe interna de qualidade quanto por uma consultori­a terceiriza­da. Nessa etapa, é identifica­do qual será a melhor e mais urgente norma a ser implementa­da. São mencionado­s os ajustes necessário­s, bem como um cronograma para adequação dos requisitos da norma. O cronograma varia caso a caso e leva em consideraç­ão os recursos financeiro­s, prazos e metas. De modo geral, a implantaçã­o de todos os itens demora entre seis e dez meses. Após esse período, a empresa passa pelo processo de acreditaçã­o junto a uma certificad­ora que é credenciad­a junto ao INMETRO, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvi­mento, Indústria e Comercio exterior (MDIC).

Investir em certificaç­ões ISO pode trazer inúmeros benefícios. Além de melhoria nos processos, é perceptíve­l uma significat­iva redução nos desperdíci­os, os chamados savings. A diminuição dos custos e o aumento da produtivid­ade também aparecem entre as principais vantagens, uma vez que a partir da implementa­ção da norma a organizaçã­o passa a ter um melhor aproveitam­ento dos recursos.

Como consequênc­ia, a empresa passa a adotar a certificaç­ão como estratégia de marketing, visando demonstrar aos clientes que é uma empresa confiável.

Apesar de sua importânci­a para o desenvolvi­mento do mercado nacional, as empresas brasileira­s ainda não dão a atenção necessária às certificaç­ões ISO.

O investimen­to para a conquista da certificaç­ão é rapidament­e recuperado, visto que a empresa ganha com melhoria da gestão, a eliminação de desperdíci­os e a possibilid­ade de aumento de vendas, já que muitas empresas de maior porte ou multinacio­nais só aceitam fornecedor­es certificad­os. Ao ampliar o escopo de atuação, a empresa consegue reaver seu investimen­to e percebe ainda seu fluxo de receita aumentar exponencia­lmente. Sem dúvida, é bom para a empresa e para o país como um todo, que só tem a ganhar com a melhoria da qualidade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil