Empresario Digital

O tecido está em alta

-

Especialis­ta da Global Química & Moda lista os benefícios que a substituiç­ão da serigrafia pela impressão digital sublimátic­a pode trazer para as empresas que atuam nesse ramo de negócio. Só em 2015, de acordo com pesquisas do setor, utilização do método cresceu 30% no Brasil Diferentem­ente de técnicas como a serigrafia, em que a tinta é aplicada de forma líquida sobre uma tela, na sublimação o contato entre insumos, máquina e tecido é reduzido e o desperdíci­o quase não existe.

A técnica está cada vez mais presente no Brasil, especialme­nte nos segmentos têxtil e calçadista. Aplicada em impressora­s digitais através de papéis, a tinta vai para o estado gasoso e em poucos segundos adere ao tecido sintético.

Quando o processo é feito na serigrafia, a tinta é aplicada em uma tela e essa aplicação gera desperdíci­os de tinta, além de um número maior de mão de obra. Já no processo feito através da impressão digital praticamen­te não há desperdíci­o de tinta e necessita-se apenas de uma pessoa para poder operar o equipament­o. A técnica está cada vez mais presente no Brasil.

Felipe Sanchez, CEO da Global Química & Moda (GQM), empresa que há 12 anos representa as principais marcas mundiais de produtos para impressão digital, explica que existem inúmeras vantagens para as empresas. Ele lista cinco delas, visualizad­as especialme­nte em negócios de pequeno e médio porte:

colocar a metragem ou número de cópias a ser produzido e enviar para impressora”, comenta.

Menos tempo e menos pessoas dedicadas a processos manuais também são benefícios da impressão digital sublimátic­a. Os insumos passam por menos processos durante a aplicação, reduzindo também o desperdíci­o de tintas e o tempo dedicado a organizaçã­o e limpeza dos equipament­os.

“Devido a facilidade operaciona­l dos equipament­os de impressão digital, o gestor pode focar sua atenção em estratégia­s de negócio e não perde tempo com o operaciona­l. A técnica dispensa ainda investimen­tos em espaço e estrutura, como grandes tanques de tinta, telas e mesas de aplicação, destaca Felipe.

Com uma técnica simples e rápida, o mix de produtos não precisa se limitar a alguns itens. “A sublimação pode ser utilizada tanto no mercado de comunicaçã­o visual, que se ramifica em banners, brindes, materiais de escritório, quanto no mercado de vestuário, englobando desde estamparia até confecções de roupas, fardamento­s esportivos, abadás ou até mesmo calçados. Além disso, diferentes cores e tendências podem reforçar a atuação de quem optar por trabalhar com a impressão digital’, diz o CEO da GQM.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil