Empresario Digital

Dicas para visitar potenciais clientes numa feira de negócios

-

uidado! Fazer-se presente pode ser bom, mas tomar o tempo de alguém numa feira que tem como propósito fazer negócios, pode gerar sentimento adverso.

Para conquistar um cliente é muito importante você desenhar uma jornada com fases objetivas. As informaçõe­s trazidas por você precisam ser capazes de aumentar o valor percebido da sua oferta para o seu cliente. Visitar uma feira de negócios não significa atirar para todos os lados. Foque, em primeiro plano, na lista de clientes que você já tem como meta vender. Se você não conhece as pessoas, procure se aproximar para entender o que eles estão levando de novidade para o evento e entenda de fato quais são os valores deles. Em muitos casos, você encontrará uma sinergia na forma de pensar e agir, isso lá na frente pode favorecer o relacionam­ento comercial.

Agora, se você já conhece a pessoa, entenda o estande, a oferta deles de negócios e. o principal, não tome tempo da pessoa. Apenas se faça presente e deliberada­mente coloque o seu estímulo.

Comece por ser gentil, usar da empatia e colocar ele no ponto central da conversa. Fazemos isso quando, ao invés de falar de nós ou da nossa empresa, damos a ele a oportunida­de de expor, já que é exatamente o que ele foi fazer no evento. Perguntas como: “Quais são as novidades que vocês trouxeram pra esse evento?”, “O que faria você ter mais resultados hoje com esses produtos?” são de grande agrado, fazem a conversa fluir e demonstra empatia pelo projeto.

Em alguns casos, você vai perceber que pode ajudar o seu potencial cliente com o seu serviço. Escutar de forma compreensí­vel e ao final colocar estímulos do tipo:

“Se fizer sentido eu posso levar, depois do evento, uma amostra ou exemplo de material que vai lhe interessar. Eu posso ligar na próxima semana para combinar o melhor dia?”

Essa abordagem não leva mais do que 3 minutos. Porém, isso depende, obviamente, do quanto esse cliente está disposto a falar das novidades e do negócio dele. Entender o cliente e o que ele faz irá fortalecer a sua percepção das oportunida­des antes de qualquer oferta.

Essa compreensã­o pode abrir horizontes e dar ideias para novas propostas. Se o cliente estiver bem atendido em termos de qualidade, produtivid­ade e preço, se posicione. Ser sincero e transparen­te pode ajudar mais do que tentar agredir uma condição em que ele já se sente confortáve­l. “Então, se não se importar, eu ficarei por perto mandando alguns lembretes até que surja uma oportunida­de de trabalharm­os juntos. Se quiser construir algo tão bom quanto e ter ao invés de um, dois bons fornecedor­es, estarei à disposição”, assim passa seu recado sem ser invasivo e, também, uma boa impressão de profission­alismo.

E por fim, aproveite para atualizar os dados: troque cartões, mesmo que já seja alguém conhecido. É sempre bom ter a certeza de que seus potencias clientes tem as suas informaçõe­s atualizada­s para não ocorrer uma perda de oportunida­de. Isso ainda ajuda a provocar a outra pessoa a também dar o cartão. Com o número ou e-mail do cliente em mãos, será um gatilho para você. Ao sair do evento, enviar uma mensagem (WhatsApp), por exemplo, agradecend­o pela atenção e enviado um novo estimulo irá provavelme­nte lhe garantir futuras conversas.

O melhor dos mundos é inserir essa interação no CRM e dar continuida­de na jornada de vendas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil