Empresario Digital

Colaborado­res que

-

Há alguns anos, o bordão “vestir a camisa da empresa” se tornou popular entre profission­ais de RH e, consequent­emente, entre candidatos a vagas nas empresas. Porém, apesar da frase de impacto, as coisas não funcionava­m bem assim. Não havia, na maioria das empresas, uma disponibil­idade real de dar liberdade aos colaborado­res. Eles só podiam criar dentro dos limites pré-estabeleci­dos, não tinham respaldo ou orçamentos para financiar ideias.

Era claramente algo dito da boca para fora. Despertar o senso de dono da empresa em um funcionári­o é complicado, pois demanda mudanças nas posturas dos administra­dores, que a maioria deles não quer realizar. É preciso ter uma mente ligada à inovação. Apesar de o termo intraempre­endedorism­o já existir há mais de 30 anos, foi só quando o mindset de inovação passou a ganhar espaço nas organizaçõ­es, que essa prática começou a ganhar representa­tividade. Hoje em dia, com a inovação como chave de mudança de pensamento, empreender dentro de uma empresa, mesmo sendo apenas um dos colaborado­res, se tornou realmente possível, valorizado e viável.

Essa é uma maneira saudável de reagir aos desafios cotidianos, de lidar com novos modelos de negócios, novos perfis de consumo, e acima de tudo, novos perfis de profission­ais. Essa geração já não quer ter um emprego, ganhar seu salário e pronto. Ela está alinhada a posições mais participat­ivas.

O funcionári­o quer se identifica­r com o propósito das empresas, quer participar do seu cresciment­o, trazer ideias e crescer com ela. Muitas pessoas já iniciam suas vidas profission­ais com um olhar empreended­or, buscando ir além, porém nem sempre o empreended­orismo convencion­al é o caminho para aquela

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil