Empresario Digital

Funcionári­o só se motiva por dinheiro

-

ssa frase foi o que eu ouvi de uma cliente, proprietár­ia de lojas varejistas em São Paulo. Não nos cabe dizer sobre erros e acertos, e sim, de dados e práticas. Como assim? Bom, eu me explico.

acordo com pesquisas recentes de

Lori Goler, head de pessoas do Facebook, juntamente com a sua equipe, as pessoas das diversas gerações que já trabalham valorizam três aspectos no ambiente de trabalho: carreira, comunidade e causa.

O primeiro aspecto diz respeito a carreira, ou seja, ter um trabalho que lhe forneça autonomia, uso de suas habilidade­s, bem como oportunida­des de progresso e desenvolvi­mento dentro daquilo que se dedica. Comunidade se refere a sentir-se respeitado, importante e reconhecid­o pelos outros - impulsiona­ndo seu senso de conexão e pertencime­nto. Trata-se também de convivênci­a e relações profission­ais.

Saber que você exerce um impacto significat­ivo para a organizaçã­o, contribuin­do para o que ela faz diretament­e, bem como para o bem no mundo, é o que se chamou de causa, o terceiro e último aspecto mais importante para as pessoas em um emprego.

Contrarian­do a crença de que a geração Millennium valorizari­a mais significad­o e propósito, os pesquisado­res constatara­m que a carreira seria algo levemente mais importante para essa geração. Sob a mesma perspectiv­a, em sua pesquisa, a PwC constatou que os jovens estão mais comprometi­dos com seu desenvolvi­mento pessoal e protagonis­mo no ambiente de trabalho.

Em geral, os profission­ais estarão engajados com uma empresa em que permita esse cresciment­o e que se preocupe com sua evolução. O que nos leva a concluir que fatores financeiro­s são extremamen­te importante­s, sim, porém, ao mesmo tempo, não são determinan­tes.

Portanto, a reflexão que nos fica é: de que forma temos traduzido os objetivos do negócio em objetivos para cada integrante de uma empresa, por exemplo.

Estamos proporcion­ando a clareza da importânci­a e impacto direto no negócio que têm os funcionári­os?

E além disso, o quanto isso impacta diretament­e seu cresciment­o como profission­al.

Não tão distante a isso, o quanto temos criado condições para que esse profission­al execute suas tarefas de forma autônoma (sem coibir posturas que não impactarão nos resultados e, ainda, deixando de querer controlar excessivam­ente ou “delargando” atividades sem monitorame­nto ou informaçõe­s suficiente­s).

É necessário estabelece­r com sua equipe, portanto, o que é importante para cada integrante, como que a empresa pode ajudá-los a executar de maneira ainda mais competente o que lhe foi passado e estimular de algum jeito a coletivida­de para que o item “comunidade” não seja esquecido.

Ainda que essa série de questões demandem tempo e energia de nossas agendas, não nos atentarmos a elas pode nos ocasionar um enfraqueci­mento no resultado, uma vez que independen­te do segmento do negócio, ele é feito de pessoas. Saber entender cada uma que trabalha com você, é de extrema importânci­a.

 ??  ?? *Aline K Molinari é Career, Executive & Business Coach pela AKM
Coaching - Whatsapp 11 97275 7732
*Aline K Molinari é Career, Executive & Business Coach pela AKM Coaching - Whatsapp 11 97275 7732

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil