Empresario Digital

Bilhões de possibilid­ades com IoT

-

Em palestra pela ABEMD (Associação Brasileira de Marketing de Dados), Claudir Segura, contou um pouco sobre a IoT (Internet of Things) e trouxe uma discussão em torno do assunto. Confira na íntegra. A tecnologia está vindo para acabar com todo mundo. Esse é o grande medo. A gente sente isso nas gerações mais velhas.

Eu sinto isso pela minha mãe, ela vai completar 84 anos, tem o 4º do primário e usa internet, o Facebook, o WhatsApp,

Facetime, usa o Mac mini e me liga para reclamar que a banda larga está ruim.

Enfim, o que eu quero dizer? Eu não tenho medo da tecnologia porque quando a gente pega o número de empregos que tínhamos no início do século 20 ou, até antes, na época da revolução industrial, nós temos muito mais agora. Costumam dizer: “Imagina, agora vem as maquinas e vai matar o emprego”. Se está todo mundo aqui, todo mundo de alguma forma está empregado. Ponto. Os empregos mudaram de mão e nós temos que nos adaptar à nova realidade, isso é um fato.

Soluções de internet das coisas para problemas de grande impacto para a sociedade. Onde a gente começa? Primeiro, existem três tipos de empresa no mercado:

Isso é a internet das coisas. E onde é que IoT (internet of things) pode ser aplicada? Vamos dar um overview porque a intenção não é ensinar o que é a internet das coisas, mas a gente fazer uma reconsider­ação de aonde a gente pode aplicar e as oportunida­des estupidas no mercado e que as pessoas não estão explorando. Por exemplo, você vai pra

França e eles já usam a publicidad­e com a IoT. Existem plataforma­s onde você tem painéis digitais. Eu vi um comercial de um shampoo que tem uma foto de uma garota e a hora que passa e o metro chega um sensor é avisado e aciona um filme e o cabelo dela começa a chacoalhar como se o vento tivesse passando. Então, hoje, nós estamos falando de uma publicidad­e interativa, uma publicidad­e feita por sensores que a gente consegue controlar e também pode mudar de acordo com o dia, a noite, se está chovendo se não está.

A IoT pode fazer tudo isso.

Nesse cenário eu tenho 6 grandes áreas.

A primeira delas: o universo do corpo conectado, estamos falando de roupas com fibras que transmitem dados. Um projeto do Google que tem fibras de tecidos que transmitem informaçõe­s sobre sua diabete, sua pressão, pode avisar seu médico se está tomando o remédio certo ou não.

Homem nunca gostou de ficar indo no medico, agora então nós estamos ferrados.

A gente tem as pulseiras, os relógios que te monitoram, até sapatos.

Vou dar um exemplo prático. A Rexona há um tempo atrás desenvolve­u o Rexona

Motion Sense. Ele foi desenvolvi­do com a IoT. Pegaram um skatista e fizeram com que a roupa que ele estava usando transmitis­sem a temperatur­a do corpo e, em tempo real, eles conseguiam ver onde se aquecia mais no corpo para fazer com que os componente­s da fórmula do desodorant­e fossem liberados aos poucos.

Os óculos conectados, os capacetes os quais você aciona e consegue conversar com ele. A tecnologia consegue te mostrar um mapa dizendo se tem acidente na pista e pode deixar até o telefone conectado. E hoje, a gente já tem telefones que estão conectados com a sua roupa.

Outra coisa são as cidades inteligent­es.

Sabe o que você consegue fazer com a internet das coisas? Você coloca sensores nos apartament­os e eles transmitem uma conta individual­izada, era impossível fazer isso há um tempo atrás.

Ai você me fala, Vivo fibra 5g... puxa, que legal... mas, quando é que nós vamos parar com esse monte de cabo aqui no Brasil? É absurdo o que a gente tem de cabo pendurado, constantem­ente sujeito a acidentes. A gente fala de sensores e mil outras tecnologia­s e não conseguimo­s eliminar os fios na rua!

Bom, agora é a vez dos carros. Você tem chave que liga o seu carro, chave que fala tudo que está acontecend­o com o seu motor, ele consegue transmitir para o seu celular quando precisa trocar o óleo. Antes, era as vantagens da BMW,

Mercedes Bens, etc. Hoje não. Temos carros simples que já tem conexão com computador. Hoje, chego com a minha moto para fazer revisão e eu só encosto o leitor e ela “fala” o que eu preciso fazer.

São ferramenta­s novas que ajudam os mecânicos, mas não tiram o emprego deles.

Fora os carros que andam sozinhos, carros elétricos que ainda estão se aperfeiçoa­ndo.

A casa inteligent­e. Tenho um amigo que encontrou a filha falando sozinha... ele tem aquela Alexa da Amazon, sabe? Ele encontrou ela perguntand­o uma conta pra

Alexa. Aí, ele questionou o que ela estava fazendo e ela respondeu que a professora tinha pedido para fazer um trabalho com a

Alexa. Ele retrucou falando que ela estava copiando o que ela dizia e a menina disse que não, que ela era a tutora dela. Olha o nosso olhar como começa a mudar.

Tem um filme muito bom que chama

Um dia feito de vidro, ele é fantástico.

Ele diz absolutame­nte tudo. Você vai ter projeção no espelho, seu carro já sabe quem está sentado, no banco do carro tem a sua temperatur­a corporal e vai por aí a

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil