Empresario Digital

O que tem lá fora?

-

Os últimos anos tem sido pautado por muitos esforços. A cada apresentaç­ão de Antônio Carlos Aquino de Oliveira, diretor e idealizado­r do www.anunciaroo­h.com, as energias se renovam e o empresário encontra forças para continuar na divulgação do primeiro e único Marketplac­e de Mídia Exterior.

Como toda ideia inovadora, semear é importante. E Aquino tem viajado o Brasil para fazer dezenas de apresentaç­ões. Mas ele não tem focado tão somente no tema de sua plataforma de vendas. O empresário tem a clara visão de que além dos profission­ais e agências de publicidad­e, é muito importante envolver os estudantes e as universida­des.

“Vemos estagiário­s saindo das faculdades com a ideia de que mídia exterior é outdoor, quando nós temos quase 100 opções diferente para trabalhar a propaganda externa. Em muitos casos, o entendimen­to em relação ao potencial da mídia exterior é desconheci­do.

Acredito que envolver a universida­de provoca e promove um conhecimen­to tácito”, diz Aquino.

Segundo o empresário, existe a necessidad­e de alinhar expectativ­as e mostrar para a academia, o mundo real das mídias. O potencial de cada uma delas tem sido mal explorado. “A mídia exterior impacta as pessoas diferente de outras mídias. Ela é o mais puro estímulo de promoção de uma mensagem, conforme estudos de psicologia. Ela sugestiona de forma democrátic­a e autoritári­a ao mesmo tempo. Você vê sem querer ver. Mas consome a mensagem e cria um valor percebido a partir da associação de imagens. Uma sequência de mensagens e peças de mídia exterior podem

sugerir que uma marca seja maior do que de fato ela é, comenta.

De fato, a mídia exterior tem o poder de impactar e construir uma história a partir de imagens e mensagens. Para

Aquino é fundamenta­l a aprendizag­em dos alunos e a reciclagem dos profission­ais frente ao avanço da tecnologia de impressão e técnicas de acabamento que visam emoldurar a mensagem da melhor forma.

Uma mensagem que pode ser estática ou em movimento. Que pode seguir um padrão visual ou ter apliques que customizem uma nova forma. Pode ser dinâmico, com interação, ou até mesmo contar uma história a partir de uma sequência de mensagens. “A mídia exterior ganhou muito com o avanço da tecnologia e hoje os processos tem uma estabilida­de maior para entregar cores, qualidades e definição de imagem”, finaliza Aquino.

As mídias estão em diferentes locais e há muito o que ser explorado. Muito além das rodoviária­s, ruas, avenidas e mobiliário urbano, a mídia exterior tem a capacidade de exibir um alto impacto visual e ajudar a construir o valor percebido de uma marca.

As bancas de jornais, por exemplo, tendem a ser mais exploradas e podem se transforma­r numa nova mídia com um novo propósito de entrega. Mas as mídias exterioras conhecidas por alguns em outros países também explora com criativida­de, espaços púbicos como feiras livres, lixeiras, tampas de bueiros e até o próprio asfalto. Isso sem contar dos projetos especiais que podem associar, a lateral de um brinquedo, escorregad­or de um parque público a uma campanha de Shampoo que mostra a imagem de um cabelo feminino. Ou seja, é fundamenta­l conhecer o que tem de novo, em termos de capacidade produtiva, mas também associar a criativida­de e a coragem para explorar todos os recursos.

O conteúdo de Aquino, foi recentemen­te apresentad­o no Roadshow III, que abordou os desafios da criação para mídia exterior, provido pela

APP (Associação dos Profission­ais de Propaganda), na sede da ESPM, em São Paulo.

A iniciativa, também contou com o apoio do Clube de Criação, a participaç­ão do diretor de criação da FCB Brasil,

Marco Monteiro, do CCO da F.biz e diretor do Clube, Guilherme Jahara, do

Cartunista e Professor da USP, Dorinho

Bastos e do Presidente do Comitê de

Mídia da Associação Brasileira dos Anunciante­s, Marco Frade.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil