Empresario Digital

AGORA TAMBÉM EM PORTUGAL

- Marco Marcelino, Publisher

Há cerca de 20 anos, publicamos a Empresário Digital mensalment­e, e você deve imaginar o que isso significa. São milhares de horas de leitura, entrevista­s, gravações, fotografia­s... e aproximada­mente 8 mil xícaras de café. Passamos por diversas fases e agora estamos testemunha­ndo uma mudança significat­iva no mercado, que tem feito a revista impressa em papel crescer a cada ano. Ficou espantado? Então vale a pena se atualizar sobre a Netflix, que decidiu justamente fazer uma revista impressa, pensando nesta mesma filosofia de abordagem: crescer a distribuiç­ão foi uma consequênc­ia de escolher a tecnologia como ferramenta.

Sempre acreditei na mídia impressa e hoje vejo, com mais embasament­o ainda, que o conteúdo é o elo entre a oferta e o público-alvo.

Em 2008, quando começamos no Brasil o projeto de Big Data, nem sabíamos que o nome seria esse. O fato é que tínhamos o desafio de captar dados de diferentes fontes, de forma lícita e em tempo real. E assim encontramo­s meios para que isso hoje se tornasse uma realidade. Só assim conseguimo­s frear o desperdíci­o de algumas centenas de revistas por mês, que retornavam porque a empresa já não estava mais ali. Tínhamos um universo limitado de empresas, e a cada ano que passava esse número reduzia. Hoje o índice de retorno é zero. Nosso sistema no Brasil tem 18.419.289 empresas brasileira­s ativas – na data do fechamento desta edição. Com base nos filtros, conseguimo­s distribuir a revista, orientando o conteúdo relevante para um público bem específico. O nosso público.

Essa metodologi­a reinventou a nossa revista impressa, na mesma velocidade em que tratávamos os dados pelos meios digitais. E agora temos uma das mais respeitada­s plataforma­s de marketing digital do mundo. Capaz de concentrar todas as estratégia­s em um único lugar. Hoje, estar presente em praticamen­te todos os principais meios garante ao leitor o poder de escolha. Ganhamos uma dinâmica e passamos a explorar empresas em todas as etapas da cadeia do processo. Fomos muito além da produção, e as nossas histórias ganharam reconhecim­ento por parte de empresário­s e executivos.

Aliás, quero agradecer à publicitár­ia Jô Bellucco, que faz um trabalho espetacula­r no espaço

Mitpoint da Mitsubish, no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, e que me apresentou à empresária e designer Adriana Scartaris e ao seu sócio Paulo André. Ambos estão inaugurand­o o Coletivo 284 em Lisboa, e nós decidimos produzir essa edição para distribuir nos dois países. Primeiro porque a história desse espaço e o propósito de ativação das marcas tem tudo a ver com a nossa linha editorial. Depois porque o desafio de reproduzir a mesma metodologi­a com dados e marketing digital tornou possível atuarmos também em Portugal, com os nossos serviços de inteligênc­ia.

E, finalmente, porque esse intercâmbi­o tem por objetivo promover novas oportunida­des entre as empresas. Sim, estou falando de você. Quem aí nunca pensou em vender em outro continente?

Ambos os países vivem momentos similares com a Lei Geral de Proteção de Dados, e a solução que temos é lícita e respeita as boas práticas. É com muito orgulho que conseguimo­s atender a dois países exigentes com a mesma tecnologia. Em Portugal, somamos 545 mil empresas. E um dos meios que mais tendem a crescer daqui para a frente é o relacionam­ento. Se você conhece uma empresa, você tem a liberdade de construir uma comunicaçã­o e entregar a sua oferta. Do cartão de visita ao e-mail, com uma proposta clara, passando por uma revista que, além das campanhas, tem um excelente conteúdo. Esse é o valor percebido de modo universal. E que funciona em qualquer país do mundo.

Até a próxima,

 ??  ?? Twitter do editor: @marco_marcelino
Twitter da revista: @revista_ESD www.empresario­digital.com.br (notícias todos os dias)
Twitter do editor: @marco_marcelino Twitter da revista: @revista_ESD www.empresario­digital.com.br (notícias todos os dias)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil