Empresario Digital

Uma ideia não vale nada sem uma boa execução e muita resiliênci­a

-

Uma ideia é o começo de uma jornada, mas são as ações tomadas a partir dela que determinam o seu sucesso!

Aseguir, vou discorrer mais sobre o assunto, pontuando sobre como o contexto e as ações dos empreended­ores são

para que uma boa ideia realmente tenha valor.

Considere as suas limitações e o seu contexto antes de executar uma ideia

Toda ideia, boa ou ruim, precisa ser colocada no papel, planejada e depois posta em ação para provar o seu valor.

Você quer um exemplo?

A Uber existe há mais de 10 anos e, quando começou, não era a grande startup que é hoje. Quando fundado, o aplicativo servia apenas para oferecer caronas no caminho do trabalho ou da faculdade para as pessoas que iam na mesma direção.

Depois transformo­u-se em um aplicativo premium para chamar carros blacks, no qual você poderia ter a experiênci­a do motorista abrir a porta para você, utilizar carros mais chiques, servir água, disponibil­izar balas, etc.

Talvez, no começo, os fundadores da Uber imaginasse­m chegar onde chegaram, mas o que realmente fez a diferença na trajetória foi a visão de sanar uma necessidad­e pontual, dentro da realidade e das possibilid­ades oferecidas em seu meio.

Quando você encontra uma ideia e acredita no seu sucesso, não basta apenas colocá-la no papel e executá-la, é necessário também analisar o contexto e planejar os próximos passos.

Tenha convicção daquilo que você pretende fazer, mas também esteja sempre pronto para agir e seguir diferentes caminhos conforme as demandas exigidas e oportunida­des oferecidas pelo meio.

Mantenha a sua convicção, mas saiba quando adaptar seus planos

Dizem que, quando temos uma ideia e começamos a colocá-la em ação, sentimos uma grande motivação, principalm­ente quando as coisas começam dando certo.

Porém, é no momento que surgem as adversidad­es e a falta de motivação que precisamos de determinaç­ão para lembrar do valor de nossa ideia e o porquê de acreditarm­os nela desde o princípio.

Quando apostamos em algo, precisamos entender que o conceito certamente passará por mudanças e que é necessário resiliênci­a para aceitar as novas convicções - e, principalm­ente, contar com a ajuda de outras pessoas para alcançar o sucesso desejado.

O Spotify já tem mais de 10 anos de mercado. Como conseguiu atingir essa marca?

No início, era apenas uma plataforma

P2P que permitia o download de músicas de outros usuários online.

Se hoje a startup virou uma das maiores redes de streaming do mundo, é porque seus planos e ações se adaptaram ao longo do tempo, compreende­ndo os novos anseios dos consumidor­es e as novas possibilid­ades que a tecnologia poderia agregar ao funcioname­nto do negócio.

E o Airbnb, conhecem a história?

A empresa surgiu da necessidad­e de três amigos que precisavam pagar o aluguel do apartament­o que moravam e não tinham dinheiro. Aproveitar­am que na cidade teria uma conferênci­a e os hotéis estavam lotados para disponibil­izar espaços dentro do próprio apartament­o para locação. Naquela mesma noite desenvolve­ram a primeira versão do site.

Streaming? Netflix?

Completand­o seus 20 anos em 2019, a Netflix surge em 1999 com um serviço de assinatura mensal que oferecia locação ilimitada de DVD’s. Conforme o cliente devolvia os discos, a empresa enviava outros.

Quase dez anos depois, em 2007, a

Netflix lança seu serviço de streaming. Em 2013 começa sua produção de conteúdo original, chegando em 2016 com 75 milhões de assinantes.

Não fique parado

Além de todos os exemplos mencionado­s no artigo, ainda é possível citar dezenas de negócios que começaram debaixo e hoje são referência em sua área, como o IFOOD,

Gympass, Crowd, entre muitos outros.

Claro que nem toda boa ideia é capaz de atingir o patamar de inovação dessas grandes empresas, mas sua capacidade de reconhecer o contexto, determinar ações e adaptá-las conforme o meio as tornam excelentes exemplos de como o conhecimen­to, o embasament­o e, principalm­ente, a determinaç­ão são capazes de nos guiar rumo ao sucesso!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil