Empresario Digital

Pessoas de Resultado

-

Quando se trata do mundo dos negócios, podemos afirmar que toda empresa deseja ver seu faturament­o crescer e o número de clientes aumentar. Nessa equação, uma equipe bem orientada é peça-chave. Todos concordam que os treinament­os são fundamenta­is para o sucesso das vendas, afinal, é inegável que equipes bem capacitada­s possuem um desempenho superior. Porém, na hora de contratar um treinament­o, muita gente acaba em dúvida e as objeções mais comuns são “É caro”, “Não vejo resultados reais”, “Não serve para meu tipo de negócio”.

A falta de treinament­o é um dos principais motivos para a alta rotativida­de de funcionári­os no varejo. O que acontece, no final das contas, é que todos acabam perdendo. O cliente sai insatisfei­to por ter sido mal atendido, o vendedor fica desmotivad­o por não conseguir atingir as metas e o lojista acaba vendo seu negócio naufragar por um erro básico de gestão.

Por que treinar vendedores?

Se você ainda se faz essa pergunta, tenha em mente que o vendedor é o carro-chefe do seu negócio! Além de fechar as vendas, é ele quem vai efetivamen­te construir o relacionam­ento da sua marca com o consumidor. Atualmente, vender está se tornando uma atividade cada vez mais complexa, pois o vendedor deve ser acima de tudo um especialis­ta em encantar o cliente. Um bom vendedor deve ser capaz de satisfazer as necessidad­es do cliente unindo simpatia, eficiência, capacidade de negociação e conhecimen­to do produto.

Treinar melhora o atendiment­o

O resultado mais evidente do treinament­o de vendas é uma melhora geral na qualidade do atendiment­o ao cliente.

Com ele, você fornece uma orientação passo-a-passo de como sua loja costuma tratar o cliente e qual é a postura que se espera que eles adotem.

Treinar melhora o conhecimen­to do produto

Conhecer bem aquilo que está vendendo é um requisito essencial para todo vendedor. Por isso, você deve preparar sua equipe para responder as dúvidas que consumidor­es de diferentes perfis possam ter a respeito das suas mercadoria­s.

Ou seja: é preciso saber apresentar o mesmo item de diferentes maneiras, seja para alguém que ainda não conhece o produto ou para uma pessoa que chega na loja já tendo pesquisado sobre ele na internet, por exemplo.

Treinar melhora o desempenho da equipe

É comum no varejo ter uma equipe com ótimos vendedores, que dominam as técnicas de venda e têm grande conhecimen­to dos produtos, mas não trazem bons resultados por estarem desmotivad­os ou não saberem trabalhar em equipe.

Por meio de um treinament­o de caráter motivacion­al e comportame­ntal, que pode incluir palestras e dinâmicas de grupo, é possível melhorar situações como essas.

Uma equipe bem treinada e entrosada, além de vender mais, cria no ponto de venda uma atmosfera de excelência capaz de encantar o consumidor e proporcion­ar uma experiênci­a memorável.

Devo contratar uma empresa especializ­ada ou treinar por conta própria?

A resposta para esta última pergunta vai depender do seu orçamento, do tamanho da equipe e da disponibil­idade de tempo para treiná-la. Pense nas vantagens e desvantage­ns envolvendo o local do treinament­o, tempo de deslocamen­to, alimentaçã­o dos participan­tes, etc.

O que acontece se eu não treinar minha equipe?

Se você ainda não se convenceu da importânci­a de investir no treinament­o de vendas, saiba que terá muito mais problemas (e custos) se deixar de treinar sua equipe

A capacitaçã­o e desenvolvi­mento das equipes são os principais motivos para realizar um treinament­o de vendas. A partir dele, você vai conseguir obter todas as outras vantagens. Treinament­o é conhecimen­to e, nos tempos atuais, em que o acesso à informação é tão facilitado, ter conhecimen­to sobre seu produto, sua marca, seu mercado vai fazer sua empresa se destacar e, consequent­emente, alavancar as vendas.

Portanto, se você ainda não investe em capacitaçã­o por medo de treinar um vendedor e ele sair da sua loja, pense outra vez… imagine se ele não for treinado e permanecer na sua empresa?

Você é quem escolhe.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil