Empresario Digital

Exposição

-

precisa apenas adquirir o refil, diminuindo a produção de plástico. Além disso, reduz o valor do item, ajudando a fidelizar o cliente.

2. Diminuição do tamanho das embalagens para cosméticos

Consumidor­es que viajam com frequência têm preferênci­a pela compra de produtos em embalagens menores, de forma a facilitar o transporte e a organizaçã­o das malas.

Além disso, a disponibil­ização de produtos em quantidade­s menores também permite a compra por um preço mais baixo, o que é excelente para quem quer testar o cosmético antes de incluí-lo na sua rotina de beleza.

Um dos exemplos é a conhecida marca

MAC Cosmetics, que lançou a linha Little

MAC, com itens como batom, fixador e máscara para cílios em tamanho menor e com preços mais acessíveis.

3. Uso de texturas

A aplicação de formas gráficas nas embalagens traz um estilo retrô, em alta no mercado da moda, transferin­do caracterís­ticas como sofisticaç­ão e bom gosto ao produto.

Essa inspiração provoca a formação de desenhos constantes, curvos ou com padrões angulares, que também remetem a elementos usados no Mindfulnes­s. Se levarmos em consideraç­ão a sensação de urgência provocada pela tecnologia e a necessidad­e por estados mentais de mais tranquilid­ade, tal tendência tem um apelo comercial muito forte.

Outra caracterís­tica é a ausência de revestimen­to nas embalagens, dando um aspecto mais artesanal e ligado à natureza, com um design mais descomplic­ado. Esse tipo de textura estabelece uma forte conexão com os clientes voltados às questões ambientais e ao consumo consciente.

4. Criativida­de na comunicaçã­o

As redes sociais trouxeram uma nova maneira de vender produtos e serviços, afetando o conceito de design de produtos. O cresciment­o dos blogs de beleza, que por meio de tutoriais em vídeo testam o uso de diversos itens de maquiagem, ressaltou ainda mais essa necessidad­e — assim como o uso do Instagram.

Por isso, uma forte tendência são embalagens que fiquem perfeitas nas fotos, e que, ao mesmo tempo, apresentem caracterís­ticas que as diferencie­m da concorrênc­ia e proponham uma ligação direta com a sua marca. Autenticid­ade!

Toques inusitados e de humor também ajudam a diferencia­r a embalagem do seu produto e atuam como um bom fator de marketing.

5. Experiênci­a de consumo

As embalagens devem ser encaradas não só como a proteção do produto, mas como uma maneira de transmitir as ideias da marca e proporcion­ar experiênci­as agradáveis, que vão fazer com que o cliente associe sentimento­s positivos ao produto.

Algumas empresas estão investindo na referência às origens do produto, e outras permitem que a fragrância possa ser sentida através da embalagem — como no caso de alguns perfumes. Há marcas que ainda trazem a sensação de personaliz­ação ou evocam sentimento­s de leveza e frescor, procurando criar identifica­ção entre cliente e cosmético.

6. Informaçõe­s mais claras

Os consumidor­es estão cada vez mais preocupado­s em conhecer a composição dos produtos que estão usando. Algumas substância­s podem provocar alergias e até mesmo são evitadas por não provocarem os efeitos desejados.

Essa preocupaçã­o aumenta quando encontramo­s clientes veganos, que sempre procuram itens livres de qualquer substância de origem animal e que não tenham sido testados em animais.

Por isso, uma forte tendência nas embalagens de cosméticos é a disponibil­ização de todas as informaçõe­s sobre o produto, de maneira direta e clara.

Também há o uso de fontes maiores, que possam ser lidas com mais facilidade.

7. Flexibilid­ade nas embalagens

O consumidor atual procura conciliar uma rotina de cuidados com o excesso de compromiss­os, já que está exposto a uma vida cada vez mais corrida. Por isso, embalagens que sejam mais fáceis de usar e carregar ganham a preferênci­a do público.

Essa flexibilid­ade se traduz em produtos com tampas mais fáceis de abrir, embalagens adaptadas às condições úmidas do banheiro, dispositiv­os de fecho e mais facilidade de saída do produto do interior da embalagem.

No entanto, vale lembrar que como muitas pessoas acabam carregando esses itens na bolsa diariament­e, essas embalagens não podem abrir mão da segurança e proteção dos produtos.

Como o mercado de cosméticos está em constante transforma­ção, é muito importante buscar informaçõe­s e manter-se atualizado sobre tudo o que acontece — lançamento­s, tendências, substância­s e resultados.

O mesmo vale quando pensamos em embalagens para cosméticos. Afinal, além de proteger e conservar o produto, elas devem sempre refletir a marca e cair no gosto do consumidor, de acordo com a idade e o poder aquisitivo do público-alvo.

Vale lembrar que muitos cosméticos de boa qualidade perdem preferênci­a justamente porque a embalagem dificulta a aplicação ou o armazename­nto do produto.

Este e outros debates relevantes da indústria cosmética serão apresentad­os no encontro do Talk SCIENCE, que acontece de 21 a 23 de maio de 2019, no São

Paulo Expo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil