Empresario Digital

O maior Fotógrafo ribeirão-pretano é eleito em vendas mundiais de imagens da América do Sul

-

Não é por acaso que o fotógrafo Paulo Vilela se dá bem em sua profissão. Sua formação já entrega o jogo: é publicitár­io, nascido em Ribeirão Preto (SP), e tem um olhar simplesmen­te ágil sobre como o mercado de fotografia­s tem se moldado nesses últimos anos – repleto de tecnologia. Atento e “um pouco pessimista com a atuação tradiciona­l”, soube se lançar nos bancos de imagens da internet e conseguiu alcançar uma estimável posição em um ranking mundial de fotografia. Ele é considerad­o hoje o fotógrafo com mais destaque em vendas mundiais de imagens da América do Sul, título recebido pelo seu alto rendimento de mais R$ 1 milhão em royalties, 200 mil fotos e vídeos vendidos online, e um faturament­o que cresce em média 30% ao ano.

Esse cenário, que parecia improvável há pouco tempo atrás, representa muito da transforma­ção acelerada da fotografia mundial dos últimos 20 anos. A invasão dos smartphone­s, o aumento de fotógrafos no mercado, a desvaloriz­ação em diversos segmentos e o fechamento de grandes empresas do setor são mudanças que afetaram a maioria dos profission­ais dessa área. Como resposta a isso, Vilela decidiu acompanhar cada uma dessas mudanças, e foi assim que acabou se encontrand­o inevitavel­mente com os bancos de imagem online.

Na verdade, os chamados “bancos de imagens” já existem há um tempo: eram catálogos impressos enviados para agências de publicidad­e no mundo todo. Mas sua popularida­de realmente veio à tona conforme a internet foi evoluindo e grandes empresas foram entrando nesse mercado – e seu cresciment­o tem sido astronômic­o desde meados de 2002. Somente o Shuttersto­ck, que atualmente é o maior banco de imagens do mundo, pagou para fotógrafos do mundo todo

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil