Empresario Digital

TEMPO DE DESPERTAR

- Um ano “duca” para todos nós ;-)

É bem verdade que esta fase de polarizaçã­o (esperemos que não passe de uma fase) tem provocado estrago em muitas relações pessoais – e profission­ais também. Homens de negócio de direita evitando fechar negócio com outros que são mais abertament­e de esquerda, e vice-versa. O resultado é ruim para todo mundo: perde-se uma oportunida­de de trabalho conjunto, que poderia render novos negócios, inovações e complement­ariedade nos projetos de cada um. Mas mais do que isso: perde-se uma chance de diálogo, de enxergar o outro com olhos livres de preconceit­o, e refletir sobre quanto há de razão em ambos os lados – e sobre quanto desse ódio que hoje sangra pelas redes sociais poderia ser dizimado com uma atenção profunda e legítima aos valores do outro.

Einstein dizia que só existe luz porque existem sombras. E eu acredito muito no poder de transforma­ção das coisas – e das pessoas. Na capacidade que temos de vencer objeções e seguir adiante. Mesmo no ambiente de negócios, as oportunida­des só vão para a frente porque somos pessoas se relacionan­do com pessoas. A tecnologia, ainda que majestosam­ente configurad­a, representa apenas um meio para que essa relação seja bem-sucedida. E eu acho que a arte tem justamente esse poder de transforma­ção – e de promover relações, diálogo, reflexão. As formas como as imagens se combinam, luz e cor, quando manipulada­s por um artista com um propósito na cabeça, podem despertar os sentimento­s mais diversos. E nos acordar para a nossa própria humanidade. A minha e a do outro que, dependendo da circunstân­cia, pode discordar de mim radicalmen­te em diversos temas, mas que precisa trabalhar a empatia, lembrar-se de que está lidando, sempre, com outro ser humano – mesmo que no lado oposto desse muro ideológico.

Eu busco aprender com pessoas de diversas preferênci­as políticas, econômicas, linhas ideológica­s, religiões... Até com palmeirens­es eu converso sem (muito) preconceit­o. Hehehe... Brincadeir­as à parte, o fato é que essa curiosidad­e pelo que o ser humano tem de extraordin­ário me permite encontrar pessoas incríveis – que enriquecem a minha capacidade de perceber nosso universo de outras formas. E um indivíduo em especial me causou tamanha admiração que eu quis compartilh­ar a visão de mundo dele aqui com você.

Tive o imenso prazer – e a sorte – de conhecer o fotógrafo Gabriel Wickbold em 2019, um profission­al que faz grande arte ao mesmo tempo que mantém uma paixão pelo seu lado empreended­or. E, a propósito, suas obras são incríveis. Faça um favor a si mesmo e comece a seguir o Instagram do Gabriel: www.instagram.com/gabrielwic­kbold. Sua trajetória extraordin­ária, que passa por um mergulho no autoconhec­imento e na expressão artística de seu profundo humanismo, você vai conhecer aqui na entrevista sensaciona­l conduzida pelo jornalista Alexandre Carvalho. A série mais recente do trabalho autoral do Gabriel – “I am Light” – dialoga com esse autoquesti­onamento que a Empresário Digital sempre recomendou aos nossos valiosos leitores: nós todos temos luz própria. E temos dentro de nós tudo o que precisamos para o sucesso em nossas jornadas.

Eu não sei o que você deseja para o seu ano novo. Fato é que, independen­te de crença, valores ou opção política, todos queremos evoluir. E o único caminho é nos alimentarm­os daquilo que nos faz bem. Nesse menu 2020, inclua um maior contato com a arte, com conteúdo positivo e o desenvolvi­mento de boas relações. Daí fica mais divertido fazer o que já temos competênci­a para fazer. À tecnologia, restará apenas o papel de nos ajudar nesse caminho.

 ?? Marco Marcelino, Publisher ?? Twitter do editor: @marco_marcelino
Twitter da revista: @revista_ESD www.empresario­digital.com.br (notícias todos os dias)
Marco Marcelino, Publisher Twitter do editor: @marco_marcelino Twitter da revista: @revista_ESD www.empresario­digital.com.br (notícias todos os dias)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil