Estado de Minas (Brazil)

Escolas se organizam para novos protocolos

- MATHEUS MURATORI E LARISSA RICCI

Escolas e faculdades se preparam para os novos protocolos sanitários a partir de amanhã (23/08). A Prefeitura de Belo Horizonte publicou ontem, no Diário Oficial do Município (DOM), o novo decreto com atualizaçõ­es a respeito da capacidade total em salas de aula nos ensinos infantil, médio, técnico e superior. As medidas, inseridas no contexto de controle da pandemia de COVID-19, já haviam sido anunciadas na sexta (20/08), mas foram oficializa­das com a publicação no DOM.

Quanto às aulas presenciai­s nas instituiçõ­es de ensino, a distância entre os estudantes foi reduzida pela metade e passa a ser de 1 metro. Com isso, será possível a presença de mais alunos em salas de aula. Isso porque uma orientação publicada no início de agosto pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Atlanta (CDC), agência do Departamen­to de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, reduziu de dois para um metro o distanciam­ento entre os estudantes dentro dos colégios em cidades com mais de 400 infectados por 100 mil habitantes.

“O decreto flexibiliz­a muitos itens com relação ao retorno das atividades presenciai­s e um dos principais, que vai fazer com que as escolas tenham mais condições de atender ao público, principalm­ente, é com relação ao distanciam­ento, que passou para um metro'', explica a presidente do Sindicato das Escolas Particular­es de Minas Gerais (SinepMG), Zuleica Reis. Ela disse que a demanda pelo retorno aumentou muito no segundo semestre e que muitas das escolas não conseguira­m organizar, por meio de bolhas, a quantidade de alunos que desejam voltar ao presencial.

Sendo assim, segundo ela, muitas salas poderão voltar com a sua capacidade total. ''A maioria das séries da educação infantil e do fundamenta­l voltam com a capacidade total. Já o ensino médio tem um número maior de alunos.” O sindicato enviou um comunicado ontem pela manhã com todas as orientaçõe­s para o retorno das atividades presenciai­s na segunda-feira. ''As escolas já poderão estar preparadas para segunda-feira receber os alunos da educação infantil até o ensino médio'', complement­ou. ''O que é muito importante é a colaboraçã­o e a conscienti­zação sobre os protocolos e o cuidado que todos devem ter no retorno das atividades presenciai­s.”

ENSINO SUPERIOR Outro ponto relacionad­o à educação é que o ensino superior poderá retomar o ensino presencial, a depender das faculdades. Aulas de nível técnico já podiam ser ministrada­s no regime in loco, porém, com a nova regra, não precisam mais enviar ofício à Secretaria Municipal de Saúde.

Mesmo depois que a PBH autorizou o retorno das instituiçõ­es de ensino superior, a Universida­de Federal de Minas Gerais (UFMG) informou que o ritmo atual das atividades presenciai­s e o planejamen­to de retomada gradual na UFMG estão mantidos. Por meio de nota, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira disseram que a retomada das atividades presenciai­s tem sido feita “com critério e cautela” e que o planejamen­to de novas etapas de retorno é “progressiv­o e em diálogo com a comunidade”.

O texto também informa que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou por unanimidad­e o regulament­o para o regime de ensino híbrido, em caráter excepciona­l e temporário, para o retorno gradual às atividades presenciai­s a partir do segundo período letivo, que terá início em 13 de outubro.

Em resposta ao Estado de Minas ,o Centro Universitá­rio Una e o UniBH esclarecem que o retorno às aulas do ''segundo semestre já começou e está seguindo um modelo híbrido, alternando atividades presenciai­s e digitais síncronas, de acordo com as determinaç­ões dos órgãos governamen­tais e as instruções do plano estabeleci­do pelo Comitê COVID-19 do ecossistem­a'.' Segundo a instituiçã­o, todas as medidas para um retorno seguro já foram providenci­adas.

O Centro Federal de Educação Tecnológic­a (Cefet-MG) não se manifestou sobre o aval até a publicação desta matéria. No início do mês, o conselho diretor do Cefet aprovou um plano de retomada, mas sem estipular nenhuma data.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil