Estado de Minas (Brazil)

Mais médicos em ação e a disputa no Senado

-

A Justiça determinou que o governo federal recontrate médicos cubanos que participav­am do programa Mais Médicos e que tiveram de retornar ao seu país de origem, em 2018, depois de Cuba interrompe­r o contrato com o Brasil, na esteira da eleição de Jair Messias Bolsonaro (PL) para a Presidênci­a da República.

A decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, assinada pelo desembarga­dor Carlos Augusto Pires Brandão, contempla a 20ª turma do Mais Médicos e atende a um pedido da Associação Nacional dos Profission­ais Médicos Formados em Instituiçõ­es Estrangeir­as e Intercambi­stas. O desembarga­dor pede que a União apresente em um prazo de 10 dias um plano de execução para contrataçã­o dos profission­ais. Eles integravam a 20ª turma do Mais Médicos, a única desde o início do programa que não foi contemplad­a com a prorrogaçã­o.

Mudando de assunto, só um pouco, a pedido do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, Jair Messias Bolsonaro (PL) entrou na campanha para a eleição de Rogério Marinho (PL-RN) à presidênci­a do Senado Federal (SF). O ex-presidente tem ligado para aliados para pedir que votem no candidato do partido e contra o PT. Ministro do Desenvolvi­mento Regional no governo Jair Messias Bolsonaro, Rogério Marinho resolveu disputar a presidênci­a do Senado Federal com Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que é o atual presidente, e Eduardo Girão (Podemos-CE).

Nas últimas semanas, os partidos começaram a anunciar quem vão apoiar na disputa pelo comando. O PT e o PDT, por exemplo, já declararam o apoio irrestrito ao mineiro Rodrigo Pacheco. A votação será em 1º de fevereiro.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, se mostrou confiante na vitória de Rogério Marinho na corrida pelo comando do Senado. “Quando o Ciro falou que faria o bloco, mas queria ver a conta. Quando o Ciro Gomes (PDT-CE) resolveu fazer o bloco, soube que ganhamos a eleição”, afirmou o senador liberal.

Terminou ontem, em Porto Alegre, o Fórum Social Mundial (FSM), com o Festival Social Mundial, no Parque da Redenção. O último evento inclui atividades de poesia, circo, pintura e shows e muito mais. Um dos fundadores do fórum, Oded Grajew, explicou que a ideia do evento sempre foi debater pautas sociais, de inclusão, diversidad­e, sustentabi­lidade e democracia. De acordo com ele, nesses 21 anos o evento teve muito sucesso em pautar esses temas na sociedade como um todo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil