Estado de Minas (Brazil)

PF encontra digitais em minuta golpista

-

Brasília – A Polícia Federal encontrou diversas digitais na minuta do golpe apreendida na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. A equipe da PF está usando um sistema de identifica­ção de digitais para checar a quem elas pertencem e, com isso, avançar nas investigaç­ões. Segundo um agente federal, a perícia detectou "fragmentos de digitais de diversas pessoas" que manusearam o documento, que continha a criação de uma comissão composta por 11 pessoas, incluindo oito militares, para fazer intervençã­o do governo federal no Tribunal Superior Eleitoral.

Se a PF encontrar, no cruzamento com o banco de dados, digitais de outras autoridade­s além das de Anderson Torres, o depoimento dele seria desmentido. Em sua oitiva, Torres insistiu na versão de que a minuta foi entregue a ele por uma pessoa que não conhece e não teria qualquer importânci­a. Na avaliação de investigad­ores, a minuta do golpe ganhou importânci­a mais relevante depois das revelações feitas pelo senador Marcos do Val, já que os dois casos estariam conectados. O senador acusa o ex-presidente Jair Bolsonaro de tramar tentativa de golpe para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O esquema passaria por escuta ilegal em reunião com Moraes.

PRISÕES Ainda ontem, a Polícia Federal deflagrou a quarta fase da Operação Lesa Pátria contra os atos golpistas de 8 de janeiro. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão em cinco estados (Rondônia, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, São Paulo) e no Distrito Federal. Em Brasília, o alvo foi o policial legislativ­o do Senado suspeito de facilitar a ação de golpistas e uma advogada que teria recolhido celulares dos terrorista­s detidos em Brasília.

Em Goiás, a PF prendeu Lucimário Benedito Camargo, conhecido como Mário Furacão, em Rio Verde. "Brasileiro só subindo a rampa, entrando cada vez mais e os soldados tacando bomba no povo, covardes. O poder emana do povo, o povo não vai sair, o povo não vai deixar ladrão governar o país, narcotrafi­cante e muito menos comunista", declarou Lucimário em vídeo gravado durante os ataques. Em Rondônia, a Polícia Federal prendeu o ex-candidato a deputado estadual William Ferreira da Silva, conhecido como Homem do Tempo. Nas redes sociais, William postou vídeos e fotos dos atos no gramado da Praça dos Três Poderes e se filmou na ação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil