Estado de Minas (Brazil)

! FAMÍLIA RIBAS REVERENCIA MARKU

- >> helveciofi­gueiredo.mg@diariosass­ociados.com.br

“Marku, o musical”, homenagem a Marku Ribas (foto), que morreu em 2013, tem estreia confirmada para 10 de maio, no CCBB de Belo Horizonte. Filhas dele, Lira e Júlia Ribas assinam, respectiva­mente, a direção e a direção musical do espetáculo, em parceria com o diretor Ricardo Alves Jr. As duas estarão no palco ao lado da mãe, Fatão Ribas, viúva do artista, de Alexandre Massau e do nigeriano Ìdòwú Akínrúli. O texto parte de autobiogra­fia inédita do mineiro e de memórias dos ensaios de

Marku, trazidas pela família. A montagem também marca os 77 anos do cantor e compositor, que serão lembrados em 19 de maio. De Belo Horizonte, o espetáculo segue para as unidades do CCBB no Rio de Janeiro e em São Paulo.

CANTO DAS AVES

O maestro associado da Orquestra Filarmônic­a, José Soares, será o regente do “Concerto para a juventude” no próximo domingo (28/4), às 11h, na Sala Minas Gerais. No repertório, peças de Villa-Lobos (“Floresta do Amazonas”), Respighi (“Os pássaros”) e Tchaikovsk­y (“O lago dos cisnes”). O evento é gratuito e ingressos poderão ser retirados hoje (24/4), a partir do meio- dia, no site da Filarmônic­a (www.filarmonic­a.art.br), limitados a dois bilhetes por pessoa. No dia do concerto, a partir das 9h, serão distribuíd­os mais 200 ingressos na bilheteria da Sala Minas Gerais, também limitados a dois por pessoa. Espetáculo com tradução em Libras.

NA PISTA

Vocalista do fenômeno paulistano Terno Rei,

Ale Sater é o DJ convidado da quinta edição do Tremor, parceria d'A Obra Bar Dançante com a produtora Quente. A festa está marcada para

3 de maio, a partir das 22h, n'A Obra. DJ Frankiw, das festas Wannabe e Hits, está confirmado para a noite.

NA PRAIA

A mineira Marina Sena será uma das atrações principais do projeto Tim Music Rio. Ela sobe ao palco do festival, que tem entrada franca, em 25 de maio. Em suas duas primeiras edições, o evento reuniu mais de meio milhão de pessoas em Copacabana.

MANIA DE VOCÊ

O compositor mineiro Matheus Brant lança, nesta sexta-feira (26/4), “Mania de você”, versão do sucesso da dupla Pepê & Neném. “Escolhi 'Mania de você' por se tratar de uma canção que fez grande sucesso em 1999, mas de lá para cá não tem sido muito executada. Ao mesmo tempo em que a música ainda tem certo frescor, a ativação da memória afetiva do ouvinte faz com que a versão mexa com ele, mobilize seu afeto”, diz Brant.

PAGODE E R&B

Quanto ao arranjo, Matheus Brant pediu a Jotape Cavaco, produtor musical da faixa, que seguisse a estética dos grupos Os Travessos e Sampa

Crew, mesclando pagode, pop e R&B. “O compositor de 'Mania de você' é Ricardo Anthony, um dos integrante­s do Sampa Crew. Gostei muito do resultado a que chegamos. A releitura acabou traduzindo bem a identidade do meu novo disco, que é metade pop e metade pagode”, conta Brant.

DUDA BEAT NA CAPA DE “TARA E TAL”, SEU TERCEIRO ÁLBUM, QUE TRAZ RITMOS ELETRÔNICO­S CONTEMPOR­NEOS E DO PASSADO

que continua insegura nessa posição”, ressalta.

É justamente nesse equilíbrio entre o escapismo da música de pista e a vulnerabil­idade das canções de amor que se constrói “Tara e tal”. Entre histórias de flertes, términos, apego e desapego, Duda Beat desempenha o papel de cronista dos amores contemporâ­neos. Tudo parte de suas próprias vivências. “Meus discos são todos autobiográ­ficos, olho muito para dentro. Nesse caso, é uma crônica da minha própria vida.”

Para a dupla de produtores Lux & Troia, parceiros de longa data de Duda que assinam o novo trabalho, “Tara e tal” é o disco “mais pop” da cantora. Ele tem estranheza­s necessária­s, mas é mais simples, direto, dizem.

LINIKER, A DIVA

As “estranheza­s”, em parte, vêm dos arranjos surpreende­ntes, que por vezes criam climas distintos ou quase opostos em uma mesma faixa. Isso gera empolgação no ouvinte, de acordo com os produtores.

Um exemplo é “Quem me dera”. A introdução emula uma balada romântica pop dos anos 1980, mas o restante se revela um samba, que conta com participaç­ão da cantora Liniker. A iniciativa da parceria partiu de Duda, admiradora de longa data da colega. “A Liniker é a maior diva da minha geração. Foi maravilhos­o trabalhar com ela”, celebra.

Outra participaç­ão especial é de Lúcio Maia, da Nação Zumbi, que toca guitarra em

“Drama”, faixa de abertura. Uma alegria especial para Duda, cujo nome artístico faz referência ao movimento Manguebeat, do qual a Nação Zumbi foi expoente.

“Eu me sinto um pouco mais próxima de Chico Science e de todo o movimento que eles criaram em Recife. Sempre que puder quero trazer eles para mim”, diz.

Ao observar sua trajetória até aqui, Duda se diz satisfeita com o que vem construind­o dentro do cenário atual do pop brasileiro. “Cada vez mais, o pop alternativ­o vai virar mainstream. Bato no peito para dizer que puxei tudo isso aí, me sinto parte desse movimento de fazer do nosso jeito e conseguir furar a bolha”, afirma.

Ela confessa que as imposições do mercado, que tem privilegia­do cada vez mais os números e visualizaç­ões no lugar da música em si, causam desânimo: “Às vezes dá vontade de desistir. Parece que é tudo sobre números agora. Mas tento ficar o mais fiel possível a mim mesma.” (Tito Guedes, Folhapress)■

“TARA E TAL”

Álbum de Duda Beat

Universal Music

12 faixas

Disponível nas

plataforma­s digitais

PATO FU NO ROCK IN RIO

O Rock in Rio anunciou ontem (23/4) mais três shows para o Palco Sunset, entre eles o do Pato Fu (foto), liderado pela vocalista Fernanda Takai. A inglesa James, o cantor de blues contemporâ­neo Christone "Kingfish" Ingram, além do grupo baiano Penélope, que dividirá o palco com a banda mineira, se apresentar­ão em 14 de setembro, sábado, na Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O Sunset, que terá como headliner a banda NX Zero ( já anunciada), abre com o pop rock que fez sucesso nos anos 1990. A soteropoli­tana Penélope, após 20 anos de hiato, sobe ao palco com show que faz parte da turnê "Mi casa, su casa", que comemora os 25 anos de seu primeiro álbum. Já o Pato Fu levará ao palco hits como "Sobre o tempo" e sua versão de "Ando meio desligado", dos Mutantes. Em 2012, os mineiros venceram o Grammy Latino na categoria álbum infantil com "Música de brinquedo".

16º ENCONTRO MINAS NA MPB

Nesta quarta e quinta (24 e 25/4), às 20h, no Centro Cultural Sesiminas (Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia), acontece o 16º Encontro Minas na MPB. Idealizado pelo músico Zé Teixeira, o evento visa prestigiar artistas menos conhecidos do estado. Amon Siqueira, Conecto, Duo Dama-Triz, Juliano Rosa, Lucinho Cruz e Orquestra Escola Criarte são as atrações de hoje, enquanto Clara Radicchi, 2 Degraus, Marinho San, Quincas da Viola, Victor Biglione e Adriano Fernandes integram a programaçã­o do segundo dia. Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos pelo Sympla. Doação facultativ­a de 1kg de alimento não perecível na entrada do evento.

 ?? ACERVO DE FAMÍLIA ??
ACERVO DE FAMÍLIA
 ?? RENATA MELO/DIVULGAÇÃO ?? NO D'ARTAGNAN, LEONARDO ALVES LEITE E MARLY NEWTON
RENATA MELO/DIVULGAÇÃO NO D'ARTAGNAN, LEONARDO ALVES LEITE E MARLY NEWTON
 ?? RENATA MELO/DIVULGAÇÃO ?? ATHOS SOUZA E LAURA GARZON NO ALMOÇO DE LANÇAMENTO DA NOVA COLEÇÃO DA GARZON BAGS
RENATA MELO/DIVULGAÇÃO ATHOS SOUZA E LAURA GARZON NO ALMOÇO DE LANÇAMENTO DA NOVA COLEÇÃO DA GARZON BAGS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil