Estado de Minas (Brazil)

AUMENTAM OS ESFORÇOS PELA LIBERTAÇÃO DOS REFÉNS E TRÉGUA

Presidente dos EUA e primeiro-ministro de Israel conversam sobre proposta para soltar sequestrad­os e Hamas promete anunciar contraprop­osta à solução israelense

-

Os esforços diplomátic­os eram cada vez mais intensos ontem para alcançar uma trégua e a libertação dos reféns em Gaza. O movimento islamista palestino Hamas anunciou que responderá hoje à proposta mais recente de Israel para interrompe­r os bombardeio­s no território. “Uma delegação do Hamas, liderada por Khalil Al Hayya, chegará amanhã (hoje) ao Egito [...] e apresentar­á a resposta do movimento” à proposta israelense, declarou uma fonte de alto escalão do grupo islamista palestino, que pediu anonimato.

O presidente americano, Joe Biden, conversou por telefone com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ontem, e “revisou as negociaçõe­s em andamento” para a libertação de reféns capturados pelo Hamas no ataque a Israel em 7 de outubro, informou a Casa Branca. Os dois aliados “revisaram as negociaçõe­s em andamento para assegurar a libertação dos reféns junto com um cessar-fogo imediato em Gaza”, informou a Casa Branca em nota, enquanto os esforços diplomátic­os se intensific­am para alcançar uma trégua.

O governo israelense enfrenta pressões crescentes, internas e no exterior, para estabelece­r um acordo que permita acabar com quase sete meses de guerra em Gaza, governada pelo Hamas desde 2007. Khalil Al Hayya, número dois do braço político do movimento em Gaza, anunciou que o Hamas estava examinando a resposta a uma contraprop­osta de Israel. Catar, Egito e Estados Unidos atuam como mediadores e tentam obter um novo cessar-fogo para o território estreito e devastado, onde quase toda a população está próxima de um cenário de fome, segundo a ONU.

O portal de notícias americano Axios informou, com base em dois funcionári­os de alto escalão do governo israelense, que a proposta mais recente do país inclui a vontade de debater o “restabelec­imento de uma calma sustentáve­l” em Gaza após a libertação de reféns. Esta é a primeira vez em quase sete meses de guerra que as autoridade­s israelense­s sugerem que estão abertas a discutir o fim da guerra, segundo o Axios.

Uma fonte do Hamas, que acompanha as negociaçõe­s, declarou que o grupo está “aberto a discutir a nova proposta de maneira positiva”. A fonte acrescento­u que o grupo deseja “alcançar um acordo que garanta um cessar-fogo permanente, o retorno dos deslocados, um acordo aceitável para a troca (de prisioneir­os) e o fim do cerco em Gaza”. As autoridade­s israelense­s calculam que 129 reféns permanecem em cativeiro em Gaza, incluindo 34 que morreram durante a guerra.

NOVO IMPULSO ÀS NEGOCIAÇÕE­S

O Ministério da Saúde de Gaza informou que pelo menos 66 pessoas morreram nos bombardeio­s israelense­s contra o território nas últimas 24 horas. Os ataques atingiram as cidades de Khan Yunis e Rafah, no sul, assim como a Cidade de Gaza, no norte. As esperanças de uma possível nova trégua coincidem com a pressão internacio­nal para dissuadir Israel de invadir Rafah, uma cidade no sul da Faixa de Gaza que abriga 1,5 milhão de pessoas, a maioria deslocadas pela guerra. ■

 ?? BY AFP ?? PALESTINOS ESTÃO CONCENTRAD­OS EM RAPHA, NO SUL DA FAIXA DE GAZA, QUE VEM SENDO ATACADA PELO EXÉRCITO ISRAELENSE
BY AFP PALESTINOS ESTÃO CONCENTRAD­OS EM RAPHA, NO SUL DA FAIXA DE GAZA, QUE VEM SENDO ATACADA PELO EXÉRCITO ISRAELENSE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil