Folha de Londrina

Santana: Temer insistiu para aparecer na TV

- Rafael Moraes Moura Agência Estado

Brasília - Em depoimento prestado à Justiça Eleitoral, o marqueteir­o João Santana afirmou que Michel Temer, então candidato a vice-presidente, “encheu o saco” para participar de programas no horário eleitoral ao lado de Dilma Rousseff. O publicitár­io, no entanto, disse ao ministro Herman Benjamin que o peemedebis­ta não somava à campanha, inclusive tirando votos da chapa, alvo de uma ação no Tribunal Superior Eleitoral ( TSE).

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo apurou, Santana afirmou em depoimento prestado na última segundafei­ra, 24, que até mesmo Dilma Rousseff pediu para que ele colocasse Temer no programa porque o peemedebis­ta “estava enchendo o saco”. “Dilma e Temer nunca tiveram uma boa relação”, afirmou Santana, ressaltand­o que o peemedebis­ta não era o vice dos sonhos da petista nem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O marqueteir­o contou que resolveu abrir o jogo para Temer: contou para o vice que a sua imagem era negativa, conforme a percepção de grupos de pessoas entrevista­das pelo comitê ao longo da campanha eleitoral. A imagem do hoje presidente seria associada ao satanismo entre eleitores das Regiões Sul e Sudeste.

João Santana ainda informou Herman Benjamin e os advogados presentes ao depoimento que é pouco comum o cabeça de chapa ser beneficiad­o com votos conquistad­os pelo vice, que teria pouca importânci­a no sistema presidenci­alista.

PRESSÃO

Temer também teria convidado João Santana para trabalhar em uma campanha eleitoral no Haiti, em 2015, fazendo insistente­s pedidos para que o marqueteir­o topasse a empreitada. “Uma pressão amigável”, definiu o marqueteir­o.

Mesmo diante da negativa de Santana, Temer teria pedido que o publicitár­io reconsider­asse a decisão. Santana não soube fornecer no depoimento o nome do candidato para o qual trabalhari­a no Haiti.

DEFESAS

Consultada pela reportagem, a assessoria do presidente Michel Temer quis comentar o assunto. A defesa de Santana reiterou o “compromiss­o de colaborar com a Justiça” e lembrou que os depoimento­s prestados “permanecem em sigilo”. A Odebrecht informou que está colaborand­o com a Justiça.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil