Folha de Londrina

‘A maior dificuldad­e tem sido conseguir trabalho’

-

Em Londrina, muitos imigrantes na condição ou não de refugiados buscam o acolhiment­o na Cáritas Arquidioce­sana, entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos.

“Apesar de não trabalharm­os com encaminham­ento profission­al sempre há uma demanda nesse sentido, pois eles chegam aqui em busca de tudo”, comenta a coordenado­ra de projetos na Cáritas em Londrina, Andréia Vilar.

A atuação da entidade é no auxílio da regulariza­ção de documentos, porém Andréia afirma que esporadica­mente empresário­s os procuram ofertando vagas de emprego. “Aí, de acordo com nossas possibilid­ades, colocamos algumas pessoas em contato”, diz.

A Irmã Maria de Fátima Pereira, da Pastoral do Migrante em Londrina, acrescenta ainda que ao contrário de anos anteriores, há agora um volume maior de mulheres vindo para o Brasil.

“A gente percebe que a maior dificuldad­e realmente tem sido conseguir trabalho. É claro que isso aumentou devido à crise que o País está passando, mas envolve outras questões também como o idioma, integração à cultura brasileira e até o preconceit­o”, pontua.

A Irmã lembra que no ano passado um grupo de mulheres haitianas que estão em Londrina e região participou de um curso de camareira, promovido pela Pastoral em parceria com o Rotary Club e Sesi. “No entanto, muitas delas seguem desemprega­das”, completa.

Diante deste cenário, a Irmã Fátima ressalta que muitas mulheres têm buscado alternativ­as em outras localidade­s, o que dificulta ainda mais a obtenção de dados concretos sobre o número de imigrantes em Londrina e região.

Para o imigrante, ter um emprego é muito importante para sua integração no País. Por isso, toda iniciativa que visa facilitar esse processo, principalm­ente com o ensino da língua, dos costumes e do acesso à legislação, é muito positiva.

Quem compartilh­a essa Volume de mulheres vindo para o Brasil aumentou em relação aos últimos anos (M.O.) (M.O.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil