Folha de Londrina

Zebra finlandesa

Finlandês Valtteri Bottas deixa Vettel e Hamilton para trás no GP da Rússia e vence pela 1ª vez na F-1

-

SÃO PAULO - A Fórmula 1 tem mais um nome em sua galeria de vencedores a partir deste domingo (30). O finlandês Valtteri Bottas subiu no lugar mais alto do pódio de uma prova da categoria pela primeira vez ao surpreende­r os favoritos Sebastian Vettel e Lewis Hamilton e conquistar o GP da Rússia, em Sochi.

Em sua quarta temporada como piloto titular da Fórmula 1, sendo a primeira na Mercedes, Bottas se tornou o 107º a vencer uma prova da categoria, o quinto finlandês. Ele mostrou qualidade e inteligênc­ia para vencer uma prova de poucas emoções ao completar as 52 voltas no circuito em 1h28min08s­743.

Em um circuito de difícil ultrapassa­gem, a corrida foi decidida na largada e na estratégia das equipes. Bottas saltou de terceiro para primeiro na saída, deixando para trás as duas Ferraris. A equipe italiana, então, colocou Vettel na briga novamente graças a uma estratégia ousada, abusando dos pneus, mas o finlandês se segurou para confirmar o triunfo.

Além da felicidade pela primeira vitória, Bottas mostrou à Mercedes que pode entrar na briga pelo título, que parecia resumida a seu companheir­o de equipe Hamilton, que foi apenas o quarto neste domingo, e a Vettel, que teve que se contentar com a segun- da colocação.

E se não pôde comemorar a vitória, o alemão ao menos celebrou a manutenção tranquila da liderança no Mundial de Pilotos com 86 pontos, 13 à frente de Hamilton. Bottas, agora, tem 63 pontos, na terceira colocação, seguido por Kimi Raikkonen, que chegou a 49 pontos com a terceira colocação deste domingo.

Hamilton, aliás, teve dia para esquecer em Sochi. Não bastasse ter largado em quarto, se mostrou bem mais lento que seus concorrent­es ao longo de toda a corrida e ficou fora do pódio pela primeira vez desde o GP da Malásia do ano passado, em outubro, quando precisou abandonar.

Já o brasileiro Felipe Massa fazia boa prova até a reta final, quando a sua Williams apresentou problemas no pneu e o obrigou a uma inesperada segunda ida aos boxes. Com isso, ele precisou se contentar com o nono lugar, que pelo menos o fez somar pontos, indo a 18 no total na temporada - é o oitavo do Mundial.

Agora, a Fórmula 1 se prepara para ir à Catalunha, onde acontecerá o GP da Espanha, próxima etapa da temporada. A corrida será disputada no dia 14 de maio, às 9 horas (de Brasília).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil