Folha de Londrina

Venda de veículos em agosto é a maior em 20 meses

No acumulado do ano, as vendas totais estão 5,3% acima das verificada­s no mesmo período de 2016

- André Ítalo Rocha Cleide Silva Agência Estado

São Paulo -

A indústria automobilí­stica brasileira registrou em agosto o melhor resultado em vendas em 20 meses, segundo dados Fenabrave (Federação Nacional da Distribuiç­ão de Veículos Automotore­s). Foram vendidos 216,5 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O melhor resultado anterior foi registrado em dezembro de 2015, com 227,8 mil unidades, segundo dados antecipado­s pelo mercado.

Também foi a primeira vez neste ano que as vendas, medidas por licenciame­ntos no Renavan (Registro Nacional de Veículos), ultrapassa­ram a marca de 200 mil unidades. O desempenho de agosto é 17,7% superior ao de igual mês do ano passado e 17,1% melhor que o de julho. No acumulado do ano, as vendas totais somam 1,42 milhão de veículos, 5,3% a mais em relação ao período de janeiro a julho de 2016.

A venda de veículos leves para consumidor­es pessoa física, que em junho interrompe­u um período de três anos e meio de queda, voltou a subir em agosto, depois de um resultado negativo em julho. 0Em agosto, o mercado de leves para pessoa física somou 123,8 mil unidades vendidas, alta de 9,8% em relação a igual mês do ano passado. Ambos os meses contaram com 23 dias úteis. Em julho ante julho do ano passado, as vendas haviam recuado 2,9%, para 108,2 mil unidades - o número de dias úteis também foi o mesmo nessa comparação, 21. Em junho, o avanço havia sido de 9,3% (conta feita pela média diária, em razão da diferença de dias úteis).

O mercado de veículos já vinha dando alguns sinais de reação em 2017. No entanto, nos dois primeiros meses em que apresentou cresciment­o este ano, em comparaçõe­s interanuai­s, em março e maio, os resultados foram impulsiona­dos por vendas para clientes pessoa jurídica, como locadores de veículos, produtores rurais e frotistas em geral.

Apesar de agora as vendas para pessoa física também crescerem, o mercado para pessoa jurídica ainda apresenta desempenho­s mais favoráveis. Foram 86 mil veículos leves vendidos para empresário­s em agosto, expansão de 31,7% em relação a igual mês do ano passado.

PESADOS

Mercado de caminhões cresce, mas ainda está

A venda de caminhões no oitavo mês do ano cresceu 9,9% ante o desempenho de agosto do ano passado, para 4,8 mil unidades. Na comparação com julho, o segmento teve avanço de 6,52%. No entanto, no acumulado do ano, em relação a igual período de 2016, houve retração de 10,7%, para 30,8 mil unidades. O mercado de ônibus, enquanto isso, teve cresciment­o de 30,41% em agosto ante agosto do ano passado, com a venda de 1,8 mil unidades. O volume, se comparado a julho, mostra expansão de 25,78%. No acumulado do ano, porém, a queda é de 5,38%, para 9,7 mil unidades.

que o do ano passado

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil