Folha de Londrina

Compromiss­o das empresas com a sociedade

-

Segundo Elisângela Cardoso, coordenado­ra de aprendizag­em profission­al da Guarda Mirim, entidade filantrópi­ca que oferece formação profission­al a aprendizes em Londrina, o índice de efetivação dos aprendizes da instituiçã­o é de cerca de 40%. No primeiro semestre de 2017, 120 jovens se formaram na Guarda Mirim, e a previsão é que mais 150 se formem no segundo semestre. Há parceria com mais de 180 empresas da região.

Para Cláudio Melo, gerente geral da Guarda, o programa de aprendizag­em proporcion­a não apenas formação profission­al aos jovens, mas também formação cidadã. “A Guarda forma, sim, para o trabalho, mas antes precisa dar uma base de cidadania para que o aprendiz consiga permanecer (na empresa). Não é só executar a função, é preciso se relacionar bem, trabalhar em grupo, saber se portar, aceitar o que outro está dizendo, ou não concordar, porém respeitar.”

A empresária Kimiko Yoshii, presidente da Guarda Mirim, reitera que o programa de aprendizag­em é um compromiss­o que as empresas, assim como todos os cidadãos, têm com a sociedade. “Não há mais como fugir da obrigação e deixar de devolver à sociedade. Muitos podem reclamar, mas na verdade (a aprendizag­em) é um benefício que se está trazendo para a sociedade. Se cuidarmos dos nossos jovens hoje, amanhã teremos bons cidadãos.”

(M.F.C.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil