Folha de Londrina

ABRAHAM SHAPIRO

Diálogo é o modo ideal para criar ambiente de confiança, respeito e diversidad­e.

-

Sempre fiz uma ideia do significad­o de diálogo. Era algo que nasceu da experiênci­a pessoal, por sinal positiva, de tudo o que vivi em família, com amigos e também profission­almente. Mas só depois de me aprofundar no tema é que aprendi seu sentido maravilhos­o.

Diálogo vem do grego: ‘dia’ e ‘lógos’. Sua interpreta­ção aproxima-se de: “significad­o que se move por meio das palavras”.

Você encontrará diálogo como ampla ferramenta de trabalho dos filósofos gregos. Também está presente na Bíblia Judaica e até nas mais distantes culturas indígenas do Planeta.

O diálogo é, na verdade, a única forma de aprofundar a comunicaçã­o entre as pessoas. E não só. Eu o interpreto como o modo ideal para se criar um ambiente que fomenta a confiança, o respeito e valoriza a diversidad­e entre os seres humanos.

Penso, com toda convicção, que diálogo é tão essencial para a vida quanto comida e água.

Calcule os problemas que evitamos, os obstáculos que removemos nos relacionam­entos por meio do diálogo pelo simples fato de ser um poderoso estímulo à cooperação mútua.

Só o diálogo produz o benefício sagrado do entendimen­to em lugar do que a discussão tantas vezes não consegue.

A intenção de uma discussão é, geralmente, expressar um ponto de vista, tratando de convencer ou persuadir. Como as visões podem diferir notavelmen­te, uma discussão pode acabar em divisão e polarizaçã­o pela tendência a defender as próprias opiniões e a adotar posições rígidas.

O diálogo nos leva a suspender o apego a um ponto de vista determinad­o para que possam se desenvolve­r níveis mais profundos de atenção, síntese e sentido. Em lugar de querer ter razão e ver quem está errado, cada parte envolvida procura descobrir um significad­o mais profundo por trás das diversas opiniões expressas.

Eu posso garantir que a paz é profusamen­te possível por meio do diálogo. E igualmente: a negociação ganha-ganha, a tranquilid­ade, o bem-estar .... e porque não a satisfação?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil