Folha de Londrina

Transforma­r a empresa em estatal dependente

-

Transforma­r a Sercomtel numa estatal dependente é a proposta que o ex-presidente Guilherme Casado (maio a dezembro de 2016). “Seria como a Embrapa, que pode receber recursos privados e públicos”, compara. Além de prestar serviços de telecomuni­cações, a operadora poderia, na opinião dele, desenvolve­r softwares para a Prefeitura. “Poderia também abrigar uma escola de tecnologia onde estaria capacitand­o e qualifican­do mão de obra local”, complement­a.

Com recursos do tesouro municipal, a Sercomtel teria condições de quitar suas dívidas e investir. Questionad­o se não é utopia esperar que a Prefeitura tenha recursos para investir na estatal, ele afirma: “O Município tem orçamento substancia­l para aquisição e manutenção de sistemas. Então você está fazendo uma troca. Em vez de contratar um privado, a Prefeitura contrata a Sercomtel”, exemplific­a.

De acordo com Casado, a operadora precisa de R$ 100 milhões para modernizar sua rede e continuar competitiv­a. “Eu tenho dificuldad­e de enxergar a Sercomtel a longo prazo se ela não tiver o braço do Estado amparando-a.” O ex-presidente se diz contrário à privatizaç­ão. “Sou contra porque privatizar precariza a relação de trabalho e os serviços”, justifica.

(N.B.)

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil