Folha de Londrina

Após lista, Tite admite que leque está fechando

Treinador fará última avaliação em amistosos contra Japão e Inglaterra; clubes ajudarão a ‘espionar’ possíveis adversário­s na Copa

- Marcio Dolzan Agência Estado

Rio

- O técnico Tite admitiu que o grupo da seleção que irá representa­r o País na Copa do Mundo da Rússia, no próximo ano, está perto de ser fechada. Sem citar nomes ou posições, o treinador declarou que “o leque está se fechando”, o que fica comprovado cada vez que o treinador anuncia uma nova lista com praticamen­te os mesmos nomes.

Os amistosos com Japão (10 de novembro) e Inglaterra (14), no próximo mês, são uma chance de o treinador fazer novos testes, mas isso basicament­e será com jogadores que já vinham sendo chamados, como Diego Souza, Giuliano, Douglas Costa e Taison. E Tite explicou o motivo logo após anunciar a lista de 25 convocados, apresentad­a nesta sexta-feira (20).

“O ideal seria que tivéssemos mais tempo para oportuniza­r (sic) mais. O real: vai se fechando o leque de oportunida­des e de número de atletas. Estando aberto, por exemplo, a um Gabriel Jesus da vida surgir num Palmeiras? Sim, mas vai se fechando naturalmen­te. Não adianta querer omitir”, destacou o treinador. “O leque vai se fechando em função do pouco tempo que a gente tem até a Copa do Mundo.”

Ele apontou que “do meio pra frente” a chance de surgir um novo jogador é um pouco mais. “Eu preciso ver e entender as funções dos atletas, estar no dia a dia. Do meio pra frente está aberto mais? Sim. Mas há outros setores”, comentou. “Eu não tenho competênci­a para mudar seis, sete, oito jogadores, e avaliar o verdadeiro potencial.”

Tite deu a entender que o trio de goleiros da seleção para a Copa está definido, com Alisson, Ederson e Cássio - os três apareceram nas três últimas listas.

AJUDA

Analistas de desempenho­s de 19 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro vão ajudar a comissão técnica da seleção a analisar possíveis adversário­s do Brasil na Copa do Mundo da Rússia, no próximo ano. Do total de 31 seleções, 27 serão analisadas - foram excluídas as da América do Sul, já que são equipes “conhecidas” da comissão técnica.

O único clube da Série A deste ano que ficou de fora do projeto foi o Flamengo. “O clube nos informou que estava com problemas de número de profission­ais, e eles já nos fornecerão um para a base. Para não atrapalhar, decidimos em conjunto destinar a seleção que seria do Flamengo para outro clube”, afirmou Edu Gaspar, coordenado­r de seleções da CBF.

Não tenho competênci­a para mudar seis, sete, oito jogadores, e avaliar o verdadeiro potencial.”

 ?? Marlon Costa/Futura PrEss/EstaDÃo ContEúDo ?? Diego Souza, do Sport, é um dos jogadores que serão testados por Tite antes da convocação final para a Copa da Rússia
Marlon Costa/Futura PrEss/EstaDÃo ContEúDo Diego Souza, do Sport, é um dos jogadores que serão testados por Tite antes da convocação final para a Copa da Rússia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil