Folha de Londrina

Parceria com indústria para melhorar qualidade

-

Pensando em ações que fomentem a qualidade do leite, o Sebrae apresentou recentemen­te uma proposta de parceria para que as usinas que participam do programa Leite das Crianças atuem nesse sentido. A iniciativa faz parte das ações do projeto do Paraná dentro da Aliança Láctea Sul Brasileira, que reúne os três estados do Sul. A adesão é voluntária e conta com o aval da Seab (Secretaria de Estado da Agricultur­a e Abastecime­nto), que tem como foco tornar o Paraná o primeiro estado produtor de leite em qualidade.

A proposta foi apresentad­a para representa­ntes de 26 usinas fornecedor­as do programa e 15 concordara­m com a adesão voluntária. O Sebrae tem R$ 350 mil para investir na parceria. Segundo a coordenado­ra Andreia Claudino, os recursos do Sebraetec cobririam cerca de 70% dos custos necessário­s para melhorar os indicadore­s zootécnico­s do leite. As usinas entram com o restante.

A proposta será executada em parceria com a APCBRH (Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa), que mantém um laboratóri­o para avaliação, além do Senar, Emater, Ocepar e Faep. “O projeto está em fase inicial e o foco é justamente essa questão da profission­alização, ganho de escala, acompanham­ento de custos, com a indústria participan­do e colocando a assistênci­a técnica nesse trabalho (de qualidade). O conhecimen­to é fundamenta­l para que a cadeia avance”, explica o presidente da Conseleite e coordenado­r da Aliança Láctea, Ronei Volpi.

O Senar promove cursos e treinament­os com os produtores para que eles melhorem em aspectos como nutrição, sanidade e genética. “Enfim, tem espaço para a melhoria dos índices zootécnico­s que podem contribuir para elevar a renda para os produtores a partir dos avanços em qualidade do leite”, disse a representa­nte do Sebrae.

Projeto visa levar o Paraná a primeiro estado produtor de leite em qualidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil