Folha de Londrina

Croata assume a seleção masculina de basquete

- Marcius Azevedo Agência Estado

A Confederaç­ão Brasileira de Basquete (CBB) apresenta nesta terça-feira, às 12h30, o croata Aleksandar Petrovic como novo técnico da seleção masculina. A primeira coletiva do treinador fecha o evento Pro Basket Day, que será promovido pela entidade em São Paulo.

Os últimos detalhes do acordo foram costurados nesta segunda-feira. O técnico terá o desafio de comandar o Brasil nas Eliminatór­ias para o Mundial de 2019, na China, e preparar o time para os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, no Japão. A comissão técnica que comandou o Brasil na Copa América, com Cesar Guidetti e Bruno Savignani, está mantida.

O croata terá pouco tempo para realizar a sua primeira convocação. A seleção entra em quadra daqui um mês, no dia 24, contra o Chile, fora de casa, pelas Eliminatór­ias para o Mundial. O segundo jogo no qualificat­ório será três dias depois diante da Venezuela, no Brasil.

Aleksandar, de 58 anos, é irmão de Drazen Petrovic, considerad­o o maior jogador da modalidade da Croácia na história e que faleceu em um acidente de carro em 1993. A carreira como treinador começou no Cibona, da Croácia, em 1991. Ele trabalhou também em equipes da Espanha, Itália e Polônia. Petrovic treinou a seleção croata em três oportunida­des, além da BósniaHerz­egovina.

O último trabalho foi justamente na seleção da Croácia, pelo qual foi eliminado do Europeu de Basquete pela Rússia nas oitavas de final - os russos terminaram em quarto lugar. Nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, caiu nas quartas de final diante da Sérvia, depois de derrotar o Brasil na fase de grupos. O treinador é considerad­o linha-dura, até mais exigente do que Rubén Magnano. A postura do argentino nos treinos, em muitos momentos, sofreu críticas veladas dos atletas. Aleksandar Petrovic fala inglês, espanhol e italiano fluentemen­te.

Como atleta, Aleksandar Petrovic conquistou uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1984, e outras duas também de bronze nos Mundiais de 1982 e 1986.

São Paulo - Com Petrovic, Croácia caiu nas quartas nos Jogos do Rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil