Folha de Londrina

‘Ou você desiste ou enfrenta a doença’

-

A dona de casa Inês Pereira Marques de Almeida, 58, cultiva uma vida tranquila. “Adoro curtir minha casa, cozinhar, cuidar dos meus netos e fazer exercício físico. Vou quase todos os dias na academia”, conta ela, que também sempre procurou cuidar da saúde.

Almeida afirma que todos os anos vai ao médico, faz ultrassom das mamas e mamografia. Porém, não foi possível ignorar o histórico familiar. “Minha avó, tia, pais e irmã mais velha tiveram câncer. Em 2010, em um exame de rotina recebi o diagnóstic­o do câncer na mama esquerda. Fiz a mastectomi­a total e cinco anos depois fiz outra na mama direita”, revela.

Anos atrás, a dona de casa tinha adquirido uma prótese, mas o material não podia ser molhado, ao contrário do sutiã feito pelo Rotary Rosa de Londrina. “Eu achei o máximo porque dá para entrar na água e ser lavado. Usar esse sutiã foi a melhor sensação. Me senti ótima”, desabafa.

Almeida ainda segue em tratamento medicament­oso, movida pelo otimismo. “São dois caminhos: ou você desiste ou enfrenta a doença. Eu resolvi ir para frente. Sei que não é fácil. Quando recebi a notícia, achei que ia morrer e depois da cirurgia, me senti menos mulher, isto é, sem a sensualida­de que gostaria de ter. Mas eu aprendi muita coisa e uma delas é que o câncer pode até tirar um colorido da vida, mas sempre vão surgir outras cores”, conclui.

(M.O.)

Parlatório Livre, uma escola de realidade na cidade de São Paulo

 ?? Ricardo Chicarelli ?? “O câncer pode até tirar um colorido da vida, mas sempre vão surgir outras cores”, garante Inês Pereira Marques de Almeida
Ricardo Chicarelli “O câncer pode até tirar um colorido da vida, mas sempre vão surgir outras cores”, garante Inês Pereira Marques de Almeida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil