Folha de Londrina

Alerta sobre desastres climáticos

-

Defesa Civil

A Coordenado­ria Estadual de Proteção e do Paraná começará a enviar mensagens de texto (SMS) no telefone celular dos interessad­os em receber alertas de eventos meteorológ­icos. O serviço, que já funciona como projeto-piloto em do estado, será estendido a todas as 399 cidades. Os alertas serão enviados sempre que houver previsão de eventos como chuvas fortes, granizo e enxurradas. De acordo com o capitão Romero Nunes da Silva Filho, chefe do setor operaciona­l da Defesa Civil, o serviço estará disponível até março. “O início do verão aumenta os riscos de chuvas intensas”, diz ele.

Interessad­os poderão se cadastrar enviando um SMS para o número 40199 com o CEP de sua residência ou de outros locais de interesse em qualquer período. Os usuários podem cadastrar quantos endereços quiserem. O serviço não tem custo e é realizado em parceria com o Cenad (Centro Nacional de Gerenciame­nto de Riscos e Desastres), Anatel (Agência Nacional de Telecomuni­cações) e operadoras de telefonia móvel.

Conforme Romero, do início de 2016 até o dia 17 de outubro foram registrado­s no Paraná 228 vendavais, 67 chuvas de granizo e 157 enxurradas. Estes eventos atingiram 252 municípios e afetaram 510 mil pessoas. “A ideia é avisar com antecedênc­ia para que as pessoas possam se preparar. Se tem alerta de chuva de granizo, por exemplo, é recomendáv­el guardar o carro”, exemplific­a.

cinco municípios

 ?? Anderson Coelho/23-03-2016 ??
Anderson Coelho/23-03-2016

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil