Folha de Londrina

Para Gilmar Mendes, não houve ameaça de Cabral a juiz

- Camilla Ginesi Agência Estado

O ministro do STF ( Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes está na capital portuguesa para o IV Seminário Internacio­nal de Direito do Trabalho, realizado na Faculdade de Direito da Universida­de de Lisboa e organizado, entre outras instituiçõ­es, pelo Instituto Brasiliens­e de Direito Público, do qual ele é sócio.

Nesta quinta- feira, 2, antes da abertura do evento, o ministro falou à imprensa sobre ter suspendido a transferên­cia do ex- governador Sérgio Cabral (PMDB) na última terça- feira, 31. “Quando a gente concede um habeas corpus, as pessoas que recebem um relato mais ou menos superficia­l são contra. Se pudessem, elas suprimiria­m o habeas corpus, mas, ao fazê- lo, estariam suprimindo seus próprios direitos. Porque o

atingiment­o de um direito de alguém hoje significa que amanhã poderá haver o atingiment­o do direito de outro”, disse.

Sobre se a suposta ameaça de Cabral ao juiz federal Marcelo Bretas, da 7. ª Vara Federal, durante interrogat­ório no último dia 23 seria motivo para a transferên­cia, disse: “Eu vi o vídeo, examinei todas as questões e não me convenci disso ( de que houve ameaça). Pelo contrário, é um diálogo talvez um pouco ríspido entre o ex- governador e o juiz, mas nada de mais.”

Sobre as supostas regalias recebidas por Cabral na prisão, o ministro disse que isso não é assunto do STF. “O tratamento privilegia­do na prisão tem que ser resolvido lá mesmo, o juiz, o promotor fazem a supervisão do sistema penitenciá­rio. Portanto, são eles que têm que resolver”.

Ministro participa de seminário sobre direito do trabalho em Portugal

 ?? Marcelo Camargo/Agência Brasil ?? Mendes: “foi um diálogo talvez um pouco ríspido, mas nada de mais”
Marcelo Camargo/Agência Brasil Mendes: “foi um diálogo talvez um pouco ríspido, mas nada de mais”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil